“Há uma grande demanda por métricas de atenção”, diz Fernanda Massa

Diretora de negócios da GDB comenta avanço da mídia programática e a demanda por métricas de atenção

Posicionada como líder em mídia programática no Brasil, a GDB declara que 2025 foi o melhor ano da história da adtech. “Crescemos em clientes estratégicos, tecnologias proprietárias e inteligência em dados. Fortalecemos a equipe e as parcerias, trazendo ainda mais inovação e robustez às nossas entregas”, afirma a diretora de negócios da GDB, Fernanda Massa. A executiva explica que os desafios para este ano envolvem padronização de métricas, mas que “a projeção é de mais crescimento, com novas parcerias, mais tecnologia e diferentes soluções e formatos”. Em tempos de audiência fragmentada, ela também joga luz às chamadas métricas de atenção qualificadas, como tempo de exposição, audibilidade e viewability confirmada, que garantam não só alcance das campanhas, mas engajamento real e impacto para as marcas.

Qual é o posicionamento da GDB no mercado?
A GDB se posiciona como líder em mídia programática no Brasil. Somos uma adtech que tem foco em qualificação na entrega de resultados e insights para as marcas e agências através do uso de tecnologias e metodologias proprietárias. Temos soluções que combinam criatividade e inteligência em otimização e inovação na entrega de performance em mídia.

Que soluções oferecem aos clientes?
Oferecemos uma gama completa de soluções para mídia digital, desde planejamento, compra e otimização de inventário até análise avançada de dados e mensuração de resultados. Trabalhamos com formatos dinâmicos como vídeo, display, TV conectada e áudio, além de soluções de audience data, brand safety e métricas de atenção, tudo integrado para potencializar a performance das campanhas.

Quais são as principais demandas atuais dos clientes?
Hoje, nossos clientes buscam principalmente por eficiência no investimento em mídia, transparência nos resultados e insights que ajudem a tomar decisões mais rápidas. Também há uma grande demanda por métricas de atenção e soluções que garantam não só alcance, mas engajamento real e impacto para as marcas.

Fernanda Massa, diretora de negócios da GDB | Imagem: Divulgação

Qual é o perfil de cliente da GDB? Pode citar algumas soluções?
Temos muita força no segmento de CPG (Produtos de Consumo), tech & telco, auto e finance. A atuação do time está direcionada para anunciantes globais e nacionais, com dupla cobertura: clientes diretos e suas respectivas agências. Atendemos grandes anunciantes de diferentes tamanhos que buscam soluções em mídia digital e escala na compra programática com qualificação. Entre soluções proprietárias que aplicamos atualmente, temos o GDB Creative AI, que auxilia no desenvolvimento de uma série de opções de criativos totalmente alinhadas aos objetivos das marcas, gerando três vezes mais tráfego e resultados; a elaboração de benchmarks específicos de categoria e estudos de métricas de atenção para otimizar a comunicação diante da concorrência; atuação mobile para coleta e inteligência na utilização de dados, apoiando a marca na melhora do relacionamento com os usuários e a presença always on da marca com geração de aprendizados e otimizações recorrentes ao longo do ano, melhorando significativamente a eficiência em mídia.

Em que estágio de maturidade está a coleta e organização de dados na publicidade?
Avançamos muito nos últimos anos, mas ainda há desafios de integração de bases e padronização de métricas. Infelizmente, há muita coisa represada em ambientes digitais fechados, os chamados ‘walled gardens’, que dificulta a atuação de forma estratégica, ética e transparente, ainda atrasando a maximização dos resultados, experiência do usuário e exploração de todo o potencial do assunto.

Quais são as métricas de atenção que utilizam para medir o real impacto das campanhas?
Além dos KPIs tradicionais, como visualizações e cliques, utilizamos métricas de atenção qualificadas: tempo de exposição, audibilidade, viewability confirmada, interação, scroll depth e até engajamento em vídeos. Ferramentas parceiras que são referência internacional, como a Adelaide, trazem metodologias proprietárias de attention score, garantindo uma visão mais profunda do impacto real da campanha. Hoje, inclusive, somos preferred partner da Adelaide na América Latina e temos como missão evoluir a métrica de atenção como um novo e importante KPI dentro das estratégias das marcas.

Leia a íntegra da matéria na edição impressa de 26 de janeiro.