Hands deixa Pontomobi e expande atuação
João Carvalho, CEO da Hands
Na última semana, a Dentsu Aegis Network (DAN) anunciou a aquisição da agência de mobile marketing Pontomobi, que tinha 60% de suas ações controladas pelo e.Bricks, braço de investimento digital do Grupo RBS, e 40% por investidores. A negociação, no entanto, não inclui a Hands, empresa de mobile adverstising que era controlada pela Pontomobi e agora segue fazendo parte do e.Bricks, mas atuando de forma independente e na liderança deste mercado no Brasil.
Com a negociação, João Carvalho e Sergio Percope, que também venderam sua participação na Pontomobi, seguem como sócios na Hands, atuando como CEO e CGO, respectivamente. Já Leo Xavier, Renato Virgili, Flavia Biasoto e Terence Reis deixaram a sociedade e venderam suas partes para o e.Bricks.
Segundo Carvalho, a independência da Hands já era algo planejado. “Quando a Pontomobi teve início, mobile era algo novo. A gente fazia mobile como um todo, envolvendo desenvolvimento, aplicação, mídia e outras áreas, pois não havia necessidade de segmentação. No fim de 2013, percebemos que advertising poderia ser algo à parte e a Hands poderia atuar de forma independente. Alguns grupos já tinham interesse nisso, outros não. Há cerca de seis meses, quando essas negociações começaram a esquentar, o interesse aumentou e com a e.Bricks entendemos que esse era o momento”, conta.
O executivo, que hoje preside o comitê de mobile do IAB Brasil, lembra que o momento é positivo para mobile advertising no país e, portanto, favorável para dar início ao plano de expansão da Hands, começando pela América Latina. A internacionalização, segundo Carvalho, será baseada em dois pilares: o comercial e o lançamento de produtos.
“O momento de mobile advertising é bom. Está começando a esquentar agora, isso permite foco em expansão. Vamos internacionalizar de forma comercial, buscando clientes que tenham interesse em investir no Brasil, como já fazem Microsoft, Amazon e Alibaba, com campanhas que já estamos veiculando aqui, também buscando novos produtos em outros países”, adianta o executivo. “Mobile advertising começou a se consolidar e esse foi o principal motivo para essa reorganização. Mais uma vez, nós temos de agradecer ao e.Bricks pela confiança na Hands”, reforça.
De acordo com dados do IAB, a projeção de faturamento em mobile advertising para o Brasil em 2015 é de R$ 828 milhões, sendo que 80% deste valor provém de Facebook e Google e os 20% restantes, de empresas como a Hands, que lidera esse pool com 10% a 15% deste faturamento. “Já somos a principal no Brasil e nosso objetivo é nos posicionar como a principal da América Latina”, afirma Carvalho.
Outro fator positivo para a Hands, neste momento, é que a audiência dos grandes portais está migrando cada vez mais para o mobile – hoje está entre 30% e 50%. Segundo Carvalho, o desafio agora está em os publishers monetizarem melhor a publicidade móvel. Da parte dos anunciantes, a percepção é de que os maiores já entenderam essa mudança do mercado e estão mais exigentes. “O grande ponto de anúncios mobile é separar o que foi feito para mobile e o que foi feito para desktop, mas por acaso foi acessado por mobile. Há muita diferença. Os grandes anunciantes já perceberam a importância de trabalhar melhor o mobile, proporcionar uma boa experiência para o usuário, e exigem das agências esse cuidado”, pontua.
História
A Hands passou a fazer parte do portfólio de empresas da e.Bricks em 2011, quando foi adquirida pelo Grupo Pontomobi, então controlado pela e.Bricks. Neste período, a Hands registrou crescimento médio anual de 50%. Atualmente, atende cerca de 120 clientes e conta com 20 colaboradores, que atuam na área comercial, de produtos, operações, tecnologia e administrativa.
Atualmente, a operação da Hands é dividida em duas áreas: serviços e produtos. Na primeira, a empresa faz o planejamento e compra de mídia mobile, criação e produção de peças, gestão e otimização de campanhas. Já na segunda, possui um portfólio em mobile advertising que inclui uma WiFi Adnetwork com 1,5 milhão de hotspots, uma Mobile Video Adnetwork e uma Display Mobile Adnetwork Premium, formada por mais de 80 grandes publishers nacionais como Terra, iG, Abril, Lance, Estadão, Grupo A Tarde, Band, SBT, RedeTV!, InfoMoney, Zero Hora e GrupoRBS, entre outros. A rede premium da Hands entrega, mensalmente, mais de 1,5 bilhão de impressões.