Hands Mobile defende a produção de conteúdo próprio para o formato
Pedro Gravena: “Apesar de as pessoas passarem o dia inteiro com o celular nas mãos, muitas delas ainda não enxergam o potencial de explorar tudo isso”
Fundada em 1999 e com presença no Brasil e no México, a Hands Mobile é uma empresa independente de propaganda mobile que oferece tecnologias próprias para o entendimento e clusterização de audiências, análise de comportamento de usuários, soluções em mídias, pesquisas e insights.
No final do ano passado, a empresa contratou Pedro Gravena para assumir sua diretoria de inovação e ampliar atuação no desenvolvimento de experiências e criação de formatos que integrem dados e criatividade. O profissional acumula passagens por agências como Y&R, FCB e Wieden + Kennedy e já conquistou dois Grand Prix no Festival de Cannes (Cyber 2005 e Mobile 2014), além de 43 Leões em Cannes nos últimos 10 anos.
Para o executivo, o mobile é a “melhor tecnologia disponível para proporcionar experiências”. No entanto, ele reforça a importância da produção de conteúdo em linguagem própria para o formato, e não apenas a utilização de peças criadas para outras telas. “A comunicação mobile deve ser muito mais interativa e permite utilizar recursos como a câmera, reconhecimento facial e de gestos, por exemplo. Ao mesmo tempo, ela não é linear como no desktop, e por isso não pode ser muito longa”, exemplifica.
Para o diretor, as empresas que já nasceram em meio à tecnologia absorvem essas informações mais rapidamente, ao passo que as companhias tradicionais estão caminhando agora em direção ao mobile. “Vivemos um momento semelhante ao do começo da internet: venceu quem produziu conteúdo específico. Apesar de as pessoas passarem o dia inteiro com o celular nas mãos, muitas delas ainda não enxergam o potencial de explorar tudo isso. O nosso papel é justamente mostrar essa relevância.”
Trabalhando com marcas diretamente ou via agências de publicidade, a Hands Mobile possui plataforma própria de dados, e Gravena comenta que as informações coletadas não só fazem parte de materiais para os clientes, mas também alimentam a empresa na criação e desenvolvimento de novos produtos e conteúdo. Ele reforça ainda que tudo é utilizado “dentro de uma política de sigilo”.
Também no ano passado, a empresa passou a produzir uma newsletter porque entendeu que ainda não existia muita informação sobre mobile disponível. Esse conteúdo deu sequência a um conjunto de aulas sobre o tema, que discutia vertentes variadas do setor, e ao ‘Morse Yearbook’, lançado no último mês. A publicação gratuita compila as principais tendências tecnológicas desse mercado e foi elaborada segundo a perspectiva de 40 grandes nomes do mercado digital. A versão eletrônica do livro pode ser baixada neste link. “O ‘Yearbook’ é um convite para falarmos sobre tendências consolidadas, perspectivas futuras, sobre o que está funcionando e o que não está tão bom assim. É uma discussão sobre como podemos, juntos, trabalhar no mobile”, finaliza Gravena.