Happy Mobile Days mapeia inovações
Wearables, geolocalização, conectividade, hábitos de consumo, social media, novos formatos, mídia programática, vídeos, beacons e outras centenas de tendências. “Você e sua empresa estão preparados para elas?”. O posicionamento do Happy Mobile Days, fórum brasileiro da MMA (Mobile Marketing Association) é justamente o de prover informação e networking sobre tantas inovações e novos cenários proporcionados pela explosão do mercado de smartphones, tablets e objetos conectados.
No primeiro dia do encontro, que vai até esta quarta-feira (24), Thiago Moreira, digital managing director da Nielsen Brasil, mostrou alguns dados para ilustrar o tamanho e o potencial do mercado brasileiro.
Entre os números vendidos, o destaque é justamente para smartphones, com alta de vendas de 47% no semestre em relação ao mesmo período de 2013, e tablets, com alta de 118% considerando-se o mesmo intervalo. “Hoje, existe uma grande variedade de marcas e preço convidativo”, disse Moreira, afirmando também que a ascensão da classe C ainda reflete nesta tendência, uma vez que 34% dos usuários de devices conectados se encaixa nessa faixa social, e o valor médio de um smartphone está em aproximadamente R$ 615, preço que mostra a força dos modelos que não são top de linha.
O uso desses gadgets também tem se intensificado, liderado pelas redes sociais e e-mails, mas seguidos por busca e games e, com um pouco menos força, música, comparação de preços e compras mobile. Estes dois itens, de acordo com o estudo, são uma mudança irreversível no comportamento do consumidor: 59% faz “showrooming”, ou seja, olha um produto em uma loja física e o compara em preço e desempenho com a web. O número de compradores dentro da plataforma é de 20%. Uma nova pesquisa da Nielsen será divulgada em novembro com dados consolidados sobre o tema.
Futuro e inspiração
Ainda nesta terça-feira (23), o Happy Mobile Days abordou temas que estão em um futuro “nem tão distante”, como a Internet das Coisas, com Pedro del Priore, CEO da Ginga, e Janaína Borges, presidente da Contagious Brasil, e a geolocalização, com Vikas Gupta, diretor de marketing da Factual; debateu a inovação, com uma mesa formada por Natacha Volpini, digital media manager da Mondelez Brasil, Bob Wollheim, head de digital do Grupo ABC, Rodrigo da Silva, diretor da Natura Labs, e Denilson Novelli, diretor digital da Tecnisa; e mostrou um case de comunicação que se aproveita deste novo cenário, “Anúncio Protetor”, peça da FCB Brasil para a Nivea, premiada no Cannes Lions 2014.