HarperCollins e Ediouro fecham acordo para livros

A gigante multinacional de livros HarperCollins Publishers, subsidiária da News Corp, e a Ediouro anunciaram a criação da HarperCollins Brasil, empresa que combina as operações já existentes da Thomas Nelson Brasil e da Harlequin Brasil com títulos publicados pela Ediouro, bem como sua equipe comercial.

De acordo com o comunicado, a HarperCollins Brasil publicará cerca de 350 títulos por ano a partir dos selos da HarperCollins, incluindo livros de interesse geral, infantis, cristãos e de ficção, assim como uma seleção de autores brasileiros.

A estratégia da HarperCollins é se estabelecer a partir de infraestruturas e relacionamentos já existentes para ampliar a presença internacional de seus autores e publicar em outros idiomas além do inglês,como tem feito na Alemanha, Polônia, países nórdicos, Holanda, Japão e Espanha.

“Estamos entusiasmados ao anunciar essa nova organização e esse investimento no Brasil e nosso compromisso é expandir nossos recursos para servir os autores brasileiros ainda melhor”, afirmou Brian Murray, presidente e CEO da HarperCollins Publishers. “Isso nos proporciona uma presença mais marcante num mercado estratégico e em expansão, e representa mais um passo em nossos planos de publicar globalmente nossa ampla lista de autores, ao mesmo tempo prestigiando os autores locais.”

Antonio Araújo será o diretor executivo da HarperCollins Brasil, responsável pelas áreas operacional e financeira. Kaike Nanne será o Publisher responsável pelos catálogos da HarperCollins e Harlequin. Omar de Souza permanecerá como o Publisher da Thomas Nelson Brasil.

“Desde 2006, nossa joint venture com a Ediouro tem sido uma experiência de sucesso, crescendo praticamente todo ano desde a fundação. Acreditamos que podemos alcançar o mesmo sucesso com a expansão da parceria sob a marca HarperCollins Brasil”, disse Tod Shuttleworth, vicepresidente sênior de Publicações Internacionais da HarperCollins.

A Ediouro continuará publicando títulos literários e clássicos sob a marca Nova Fronteira, e títulos de seu selo católico, Petra. O negócio de entretenimento e passatempos permanecerá sob a operação Coquetel. A Harlequin, por sua vez, encerrou sua joint venture com o Grupo Editorial Record.