Havaianas abre loja Lab com tecnologias e divisão por moods
Tem novidade na Havaianas. A loja da marca no Shopping Iguatemi Faria Lima foi reinaugurada sob o conceito de Shopper Mission Lab.
Essa é a primeira unidade no Brasil com essa premissa e faz parte de um projeto maior do grupo Alpargatas: serão quatro até o fim do ano em São Paulo e Rio de Janeiro, além de Londres, em 2020.
Conectada, a Havaianas Lab visa melhorar a experiência do usuário em todos os pontos de contato na jornada de compra. O estabelecimento deve ser um laboratório para testar tecnologias e novidades. Outra Havaianas Lab será inaugurada no início de 2020 em Carnaby Street, Londres.
A loja tem telas interativas, provadores inteligentes, check-out móvel, lockers para retirada de compras online e vitrine infinita para compra de produtos disponíveis online. O local também vai promover coleções e ocasiões de uso com exposição dos produtos em moodlists.
Fernanda Romano, diretora de marketing e inovação global da Alpargatas, afirma que a ideia é criar uma nova experiência de consumo. “Queremos ampliar a nossa conexão com o público jovem, e vamos nos comunicar com eles da forma com que esse público está acostumado a interagir. A ideia é que o cliente descubra, além de novos produtos, inspiração de como usar nossas peças. É uma navegação com foco na descoberta”, explica.
Segundo a executiva, a nova loja também permite expor uma coleção que nem sempre é possível no modelo tradicional de PDV. “Teremos a oportunidade de mostrar melhor que Havaianas não é só praia e piscina. Nossa linha mais urbana vai ganhar novos espaços e itens colecionáveis, como as linhas de licenciados. Vamos explorar as diferentes ocasiões de uso que o lifestyle de Havaianas proporciona”, acrescenta.
A Two Design criou o conceito de moodlists em o projeto de arquitetura flexível. Erick Machado, sócio e diretor criativo do escritório, comenta o trabalho. “A loja não se divide em masculino, feminino, etc, mas sim em “lists” de moods como Brasilidades, Pé na Areia, Sinta o Verão, e por aí vai. Algo inédito que muda a dinâmica de exposição e se encaixa a dinâmica de consumo atual”, diz
Outro parceiro do projeto foi a Work & Co, agência internacional focada em produtos digitais e que desenvolveu com a marca os conteúdos dinâmicos e interativos da loja. Diego Zambrano, um dos sócios da Work & Co. e líder da conta de Havaianas, destaca a parceria. “Num mundo em constante mudança, precisamos evoluir no mesmo ritmo do público. A Havaianas Lab é um espaço físico equipado com experimentos, com o objetivo único de aprender e melhorar a experiência de descoberta, compra, e do relacionamento com o seu público”, diz.
Também ajudaram a viabilizar o projeto as startups VTT e ICX Labs e o Grupo Gouveia de Souza, com a solução Facemedia.