O Havas Digital deverá abrir até o final deste ano duas novas unidades da rede de agências Mobext, especializada em estratégias de marketing no celular – o mobile marketing. A atividade começa a se desenvolver tanto no Brasil como na América Latina. A principal entidade mundial do setor, a Mobile Marketing Association (MMA), promete abrir escritório no País em breve. A Mobext já opera em países como Espanha, México, Portugal, França, Estados Unidos e Brasil, onde recentemente passou a atuar como um núcleo dentro da rede de agência interativa Media Contacts, comandada por Ricardo Reis.
A expansão de Mobext na América Latina será feita a partir da agência de Reis. O profissional afirma que a estratégia de abertura de núcleos dentro da Media Contacts na Argentina e no Chile será o primeiro passo. Mas segundo Reis, a idéia é que no futuro as operações Mobext sejam independentes.
Segundo o presidente mundial de operações (coo) do Havas Digital, o espanhol Gabriel Saenz de Buruaga, a expansão de Mobext faz parte das suas principais ações do Grupo no curto prazo. Além disso, o Havas Digital quer ampliar a sua presença no mercado chinês, com a aquisição de uma agência e criar estratégias consistentes de atuação na web 2.0. O executivo esteve na América Latina, na semana passada, como parte das suas novas atribuições no cargo.
Sobre a questão de como ficariam os planos caso o Havas adquira o rival inglês Aegis, controlador da rede Isobar, Buruaga é lacônico: “Trata-se de uma questão do nosso maior acionista (Vicent Bolloré) que também é o maior acionista do Aegis. Então, é uma operação que diz respeito mais aos acionistas do que ao Havas”.
Ruy Barata Neto