Heads investe em SP para alcançar mais relevância
Erick Machado assume o comando da Heads Propaganda em SP
Há 26 anos no mercado, a Heads Propaganda tem um desafio pela frente: tornar-se conhecida. Com o objetivo bem claro e definido, a agência acaba de trazer para liderar seu plano Erick Machado, ex-Talent (atual Talent Marcel). O executivo assume o comando do escritório paulistano da Heads, que começou em Curitiba e hoje tem ainda operações em Brasília e no Rio de Janeiro.
Considerada uma das maiores agências independentes do Brasil, com capital 100% nacional, a Heads alterna a liderança desse ranking com a Artplan. No ranking geral do país, a agência aparece entre as 20 principais, impulsionada por seus escritórios regionais, principalmente os do Rio de Janeiro e o de Curitiba.
Para o escritório de São Paulo conquistar maior relevância, Machado tomou a frente das mudanças. E uma das primeiras delas foi no escritório, que da Vila Olímpia passou para o Shopping Cidade Jardim. De lá, o time, ainda pequeno, prospecta clientes oferecendo um modelo fullservice que integra o digital às demais possibilidades da publicidade e marketing, incluindo endomarketing.
De acordo com Machado, a Heads é a única agência brasileira presente em quatro capitais, o que possibilita a oferta daquilo que eles consideram diferencial para quem contratar a agência em São Paulo: um trabalho de alcance nacional, mas com a possibilidade de desdobramentos regionais conduzidos por uma única agência. “A Heads é uma agência desburocratizada. Existe muita colaboração entre as equipes e os escritórios”, define Machado.
Considerado o centro do mercado publicitário brasileiro, São Paulo faz parte do plano de nacionalização da Heads. Internacionalização por meio de parcerias com grupos de comunicação, segundo Machado, está fora dos planos da agência. “Nosso plano de internacionalização é São Paulo, é nos tornarmos conhecidos, entrar no grupo de consideração, participar de concorrências e ganhar clientes”, enumera o executivo.
Atualmente, estão na carteira de clientes da Heads alguns veículos, como o Jornal El País, a revista Isto É e a TV Cultura. Marcas como O Boticário, Claro, que é atendida no Sul, Cerveja Therezópolis e Caixa Seguradora também são atendidas pela agência, que neste ano perdeu a conta da Cielo.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Heads foi eleita pela pesquisa Great Place to Work como uma das melhores empresas de comunicação para trabalhar do Brasil. Além da qualidade de vida e do ambiente de trabalho, a agência levanta como bandeira a equidade de gênero, tendo se tornado, em abril deste ano, a primeira empresa de publicidade signatária dos princípios da ONU Mulheres na América Latina, com o objetivo de estimular a igualdade de gênero no mundo dos negócios e na mídia.
Entre suas ações envolvendo o empoderamento feminino, a agência acaba de publicar uma pesquisa de representatividade, intitulada “Um olhar crítico sobre a publicidade brasileira”, que analisou, durante uma semana, 100% dos comerciais veiculados nacionalmente na Globo e no canal a cabo Megapix. Ao todo, mais de 2.823 inserções comerciais, 256 marcas, 42 segmentos de mercado, 242 programas de TV e 84.960 segundos de publicidade foram analisados com a finalidade de identificar casos de sexismo na publicidade brasileira.
Trajetória
Antes de entrar para a Heads Propaganda, Erick Machado era, desde 2011, diretor-geral de atendimento da Talent, onde estava desde 2006. Com 20 anos de experiência profissional, entre gestão de marketing em indústrias de bens de consumo e gestão de clientes e novos negócios, o executivo teve passagem por indústrias como Perdigão, Colgate e Kaiser. Além disso, atuou em outras agências de publicidade, como Y&R e Grey. Machado formou-se em administração de empresas pela PUC-SP, possui MBA em marketing pela FIA-USP e especialização na Universidade de Riverside (Califórnia).