O head de marketing Vinicius Lotti explica que o objetivo da empresa de receita digital é sair do approach mais técnico do setor

Se a transformação digital é tão importante para a saúde, por que os médicos ainda estão prescrevendo no papel? Se a gente sabe que existem tantos problemas com a receita em papel (como, na maioria dos casos, a indecifrável letra dos médicos), por que não dar um passo importante com a receita digital? Essas são algumas indagações feitas por Vinicius Lotti, head de marketing da healthtech de receita digital Mevo, para reforçar o pensamento de que é possível melhorar esse processo de prescrição médica.

Segundo dados de mercado, mais de 90% do sistema de saúde ainda opera em papel no país. “É um oceano aberto de oportunidades”, diz ele, que está na empresa há menos de um ano, egresso da BFerraz.

A healthtech, que foi criada em 2017 como Nexodata, muda agora de nome  para se tornar uma marca “mais humana” e adotar uma linguagem mais simples, sob a assinatura Mevo, mais saúde, menos complicação.

Lotti explica que a partir da aceleração digital provocada pela pandemia, inclusive com o avanço da telemedicina, a empresa também aprimorou suas ferramentas e entendeu que era o momento de fazer uma virada de chave com o rebranding da marca.

O head de marketing Vinicius Lotti: “Ideia é ser mais assertivo na comunicação”/Divulgação

“A ideia é ser mais assertivo na comunicação. O discurso no mercado de saúde ou é muito sério, muito duro, técnico, ou é muito conceitual e acaba sendo genérico, sem falar muita coisa. A marca quer falar cada vez mais com os públicos B2B e B2C juntos. Porque é cada vez mais o conceito de customer centric, o consumidor no centro das estratégias, tudo em volta dos pacientes. A gente sabe que saúde vai deixar de ser um assunto técnico e se tornar mais pop”, afirma Lotti.

Com identidade visual criada pela Marcas com Sal, agência especializada em branding, o novo posicionamento será apresentado ao mercado a partir desta segunda-feira (28), com campanha 360º no digital, conteúdo, experience, eventos e mídia em veículos segmentados. “A ideia é provocar reflexão do setor e mostrar que a Mevo quer descomplicar a saúde”, complementa Lotti.

Pedro Dias, cofundador da Mevo, afirma que o avanço exponencial da telemedicina  ajudou a melhor compreender o quanto a prescrição é o elo entre as diferentes etapas do fluxo de saúde e como a sua digitalização é um dos principais caminhos para a transformação do setor. “Com isso, percebemos que existiam outras oportunidades de negócios que se conectam com a receita médica e decidimos ampliar o portfólio de produtos e a estratégia de negócios da empresa”.

Como parte das novas soluções, agora, quando o paciente recebe uma Mevo Receita Digital, além de poder usar sua receita presencialmente em qualquer farmácia do Brasil que tenha acesso à internet, ele também tem a opção de comprar seus medicamentos online, pela interface mobile da Mevo. A Mevo Receita Digital já emitiu quase 6 milhões de receitas digitais, solicitações de exames e encaminhamentos médicos para mais de 300 instituições de saúde. No ano passado, recebeu uma rodada de investimentos de R$ 35 mihões, com participação do Meli Fund, Hospital Israelita Albert Einstein, Floating Point, FIR Capital e do “family office” do fundador da XP Inc., Guilherme Benchimol.