Heineken compra negócios de cerveja da Femsa por US$ 5,4 bi
A cervejaria Heineken anunciou nesta segunda-feira (11) que vai comprar as operações de cerveja da mexicana Femsa por US$ 5,44 bilhões. A transação toda em ações dará ao grupo holandês uma posição de liderança em mercados emergentes da América Latina. O acordo já era esperado depois que a SABMiller desistiu de um leilão dos ativos da Femsa.
A Femsa informou em outubro que buscava opções para suas operações com cerveja, que ocupam a segunda posição no México. A Femsa também ocupa a quarta posição no mercado brasileiro de cerveja.
Após uma série de transações, a Heineken afirmou que a Femsa será a segunda maior acionista do grupo. A companhia terá 12,5% da Heineken e 14,9% de participação na Heineken Holding, essas fatias compõem uma presença econômica de 20% no grupo. A Femsa também terá o direito de indicar dois membros não executivos para o conselho de administração.
“A Heinken está consolidando sua posição. Não haverá uma emissão de ações e somente uma pequena diluição para os acionistras.”
A Heineken Holding é a maior acionista da Heineken e a família Heineken é a maior acionista da holding e manterá essa posição após o acordo.
A operação prevê sinergias anuais de custos de 150 milhões de euros até 2013 e a Heineken espera que o acordo contribua para o lucro por ação dentro de dois anos.
No Brasil, a Femsa é produtora e dona das marcas de cerveja Bavaria, Kaiser, Xingu, Sol e da própria Heineken.
As informações são da Reuters.