Heineken não pensa em gerações de forma nichada
A questão da diversificação, de canais às estratégias de marketing, é uma consequência da estratégia e a forma de como enxergar o acesso aos consumidores. É o que a executiva Vanessa Brandão, diretora de marketing da cervejaria holandesa, expôs no painel “Diversidade de Gerações” da 9ª edição do Fórum de Marketing Empresarial, que está sendo realizado na tarde deste sábado (25) no Guarujá, cidade do litoral de São Paulo.
Ela explicou que ficou surpresa em ser escolhida para falar sobre a diversidade, afinal a Heineken é um produto destinado a adultos. As estratégias focadas em nicho existem, mas desde que tenham capilaridade e sejam compartilhadas. A final da Champions League 2017/2018, por exemplo, contou com uma ação de live marketing, que reuniu, em São Paulo, 1.500 pessoas, mas o evento “The Grand Finale”, contou com uma orquestra tocando ao vivo e ganhou as redes sociais.
“O conceito de gerações é conquistar novos consumidores. Porque sempre vamos perder de alguma forma. A distância de um produto premium para um economic é de R$ 3. O consumidor troca de marca se chegar no ponto de venda e não encontrar sua marca preferida. O mercado premium de cerveja cresce 23%. A classe C, que tem 55% do share, está em busca de qualidade. Não dá para limitar a comunicação por segmento e faixa etária. Se não somos o maior investidor da categoria, temos que assumir riscos, aprender e consertar rápido. Isso exige escolhas e pensamento inovador. Temos que atingir quem está disposto a comprar o nosso produto. Be bold or go home é o nosso lema. Não adianta colocar uma placa na Champions League e não ter propósito”, disse Vanessa.