Coincidentemente no Dia do Anunciante, comemorado neste dia 29 de setembro, começou o ENA – Encontro Nacional de Anunciantes, promovido pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). A palestra derradeira está em andamento: “Criatividade na estrutura de marketing e comunicação”, que tem com debatedores Marcos Magalhães, professor da PUC-Rio, Ibemec e Fundação Dom Cabral; Hélio Magalhães, presidente da American Express; e Alexandre Gama, presidente da NeogamaBBH. O primeiro dia do evento, cujo tema é ”Criatividade, Ética e Resultados”, teve início com palestra batizada “A criatividade na perspectiva do anunciante”, conduzida por Orlando Lopes, presidente da ABA e diretor de canais de comunicação da Unilever. Alguns dos destaques foram a entrega do Prêmio Aliança, que destaca a relação entre agências e clientes, e do Prêmio Libertae, que homenageia os ‘melhores da comunicação’, que neste ano são Vinicius Prianti, presidente da Unilever, Octávio Florisbal, diretor geral da Rede Globo de Televisão e Jens Olesen, chairman da McCann-Erickson para a América Latina e Caribe.
Nesta sexta-feira (30), a criatividade em estratégias de comunicação volta a ser discutida com João Ciaco, da Fiat; Percival Caropreso, da McCann-Erickson; Julio Anguita, da Sight.Momentum; e Walter Longo, da Sinapsys, no primeiro painel do dia. O ENA 2005 acontece no Hotel Transamérica, em São Paulo.
publicidade