Hemorio usará Twitter para alertar sobre falta da sangue
A partir de junho, toda vez que o Hemorio necessitar de doações com urgência, os usuários do Twitter receberão alertas convocando-os a doar sangue. A ação foi criada pela Staff para a entidade, que chama a atenção para o baixo volume em seu estoque de sangue, tendência que pode se agravar com a chegada de turistas no Rio de Janeiro em razão da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016.
O perfil do Hemorio no Twitter (@Hemorio) terá um sistema de alertas nos quais os usuários podem se cadastrar. Sempre que houver necessidade urgente de doações, as pessoas cadastradas serão alertadas na rede social e receberão mensagens via SMS. O convite para o cadastro também será feito via TV e rádio.
A campanha contará com a parceria do Scup, ferramenta de monitoramento e gestão de redes sociais. A ferramenta permite a monitoração de palavras-chave como “desastre”, “feridos” e “emergência” em redes sociais e Twitter, além de blogs e notícias online. Reconhecida a situação de emergência pelo monitoramento, o alerta para os doadores de sangue será automaticamente disparado.
Os alertas do Twitter já são utilizados por organizações em diversos países e, no Brasil, são usados atualmente pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (@OperacoesRio), pelo Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (@CEIC_POA), e também pelas prefeituras de Curitiba (@Curitiba_PMC), Distrito Federal (@Gov_DF) e Salvador (@Secom_Bahia), além do Portal da Copa (@CopaGov).
Ficha técnica:
Direção de criação: Paulo Castro
Direção de arte: Rodrigo de Lamare, Marcos Siqueira e Felipe Menezes
Redação: Pedro Rosadas e Ricardo Hautequestt
Planejamento: Fernanda Mota
Atendimento: Rafaella Eyer e Daniela Autran
Mídia: Amanda Fratari e Renata Guimarães
Produção gráfica: Márcio Baptista
RTVC: Erika Ataide e Nathan Marino
Artbuyer: Erika Ataide e Nathan Marino
Aprovação pelo cliente: Marcos Araújo