Hering muda posicionamento
Roseani Rocha
A Hering está trocando a assinatura “O básico do Brasil”, criada pela W/Brasil e usada desde 1997. A partir de agora o conceito criado pela Gás Multi Agência, de Florianópolis, e adotado pela marca é “O básico que é fashion!”.
A assinatura traduz um novo posicionamento da marca que, na prática, já vinha acontecendo, desde os lançamentos das lojas Hering Store. Para esse novo momento, a malharia inclusive firmou parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch.
Segundo Karin Hering, que assumiu em março deste ano a gerência geral de marketing da empresa, o objetivo é mostrar que a marca oferece produtos básicos, mas nem tanto a ponto de se desligar das tendências da moda. “As lojas Hering Store fazem parte de um projeto de expansão da Hering, pois identificamos por meio de pesquisas que o consumidor não sabia onde encontrar a marca. Assim as lojas vieram para criar este ‘endereço’ da Hering. O novo conceito ‘O básico que é fashion’ vem complementar a proposta das lojas”, explica Karin. O posicionamento adotado, diz ela, traduz suas coleções que hoje têm uma linha completa de vestuário, com peças básicas e fashion, detalhamentos minuciosos, “modelagens perfeitas e estampas exclusivas, em um local próprio”.
A parceria com o estilista é uma das ações da marca para este momento em que assume uma postura mais “fashion”. Herchcovitch criou cinco modelos de camisetas “double face” para a Hering – três modelos femininos e dois masculinos – tomando como tema “Estrelas”. Os clientes cujas compras de Natal chegarem a R$ 150 nas Hering Store levarão de presente uma camiseta. As trocas acontecerão de 1º a 25 de dezembro.
A promoção será divulgada por campanha criada por Eduardo Reckziegel e Ricardo Tronquini, com direção de criação de Gastão Eduardo de Campos. Os canais utilizados são mídia impressa, outdoor e material de ponto de venda. O investimento da Hering na campanha é de R$ 2,5 milhões.
Ao avaliar o passado da comunicação de sua empresa, Karin destaca a atuação da W/Brasil e o contrapõe ao realizado por sua agência atual: “A W/Brasil foi muito importante para a Hering. Tivemos uma campanha veiculada nacionalmente e que ficou na memória dos brasileiros. O trabalho realizado pela Gás Multi Agência atende plenamente nossas necessidades atuais, oferecendo campanhas publicitárias mais dirigidas, voltadas principalmente para o ponto de venda. Para fortalecer isso, temos ainda o suporte de anúcnios em outdoors e revistas, além da comunicação do site, catálogos, mídia, design de etiquetas, embalagens”.
Em 2005, a Cia. Hering fundada pelos irmãos Hermann e Bruno Hering, completa 125 anos de mercado.
A Hering possui 143 lojas, distribuídas pelo Brasil, outros países da América do Sul e até na Arábia Saudita ( o que lhe garante, em território nacional, segundo Karin, a liderança no segmento de franquias de vestuário). Durante sua história, a empresa já produziu cinco bilhões de camisetas. Atualmente, sua produção mensal é de três bilhões de peças. No setor fabril, a empresa fica em 7º lugar, segundo apontamento da edição Maiores e Melhores da revista Exame, com receita operacional bruta de US$ 160,4 milhões.
Para 2006, os planos da empresa são investir em coleções modernas,
com opções básicas e “fashion” e abrir 25 Hering Store.