História da Ambev é tema de livro
O título do livro de estreia da jornalista Ariane Abdallah, ex-repórter das revistas TPM (Editora Trip) e Época Negócios (Editora Globo) “De um gole só – A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo”, resume a empreitada da autora nos últimos três anos para contar de modo independente a saga da Anheuser-Busch InBev.
Jornalista Ariane Abdallah, autora do livro “De um gole só”
Editado pelo Portfolio-Penguin, selo de negócios da Companhia das Letras, o livro, que está em pré-venda desde o final de maio, será lançado na capital paulista na próxima quinta-feira (27) a partir das 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.
“De um gole só” penetra nos bastidores da formação da Anheuser-Busch InBev. O título, no entanto, é metafórico, já que a história da gigante mundial de bebidas e cervejas foi construída, nas palavras da autora, em “vários goles.”
A saga tem início em 1989, com a compra da Brahma pelos sócios do banco Garantia Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira; passa pela fusão com a Antarctica, em 2000, que formou a Ambev; pela união com a belga Interbrew, em 2004, que resultou na criação da InBev; e chega até as compras da norte-americana Anheuser-Busch, em 2008, e da sul-africana SABMiller, em 2016. “O livro é um olhar detalhado e independente sobre a construção do maior case de sucesso do capitalismo brasileiro”, destaca Ariane Abdallah.
“Esta é uma história improvável: sobre como uma empresa familiar obsoleta, ineficiente, nascida em um país de economia emergente, se tornou a maior do mundo em seu setor. Meu objetivo foi fazer um livro sóbrio, sem juízo de valor. Quem conhece e quem não conhece a história terá a oportunidade de conhecer ainda mais e, quem sabe, reconhecer seu valor”, pontua Ariane.
Durante o processo de criação da obra, que chegou a três anos de pesquisa, a jornalista entrevistou cerca de 170 pessoas, entre ex-funcionários, investidores, fornecedores, concorrentes e especialistas de mercado. Ariane conquistou acesso inédito aos principais executivos da companhia e pessoas próximas a ela, visitando operações da empresa em São Paulo, Nova York, St. Louis, Leuven e Joanesburgo.