História da publicidade do Paraná ganha exposição

Quatro décadas de pesquisa e 15 mil itens, que contam boa parte da história da publicidade no Paraná, é o resultado do trabalho que o UnicenP – Centro Universitário Positivo, do Grupo Positivo, expõe durante o mês de junho em suas dependências. Trata-se de um dos mais ricos acervos de material publicitário do País que O Boticário doou ao UnicenP. Na exposição, que segue até o próximo dia 30 de junho e depois percorrerá alguns dos principais eventos da área de comunicação no Brasil, os visitantes poderão ver de perto anúncios, anuários, boletins informativos, embalagens, fotografias, guias, jornais, revistas e livros produzidos por um grande número de publicitários. Ney Alves de Souza é autor do livro “História e histórias da propaganda no Paraná”, que cobre 150 anos da atividade publicitária local, desde o primeiro anúncio publicado em um jornal paranaense, em 1º de abril de 1854. Patrocinador do livro e curador do acervo do publicitário, O Boticário catalogou um terço do material – aproximadamente 4.600 itens – antes de doá-lo ao UnicenP. O centro universitário já tem todo o planejamento para catalogação, digitalização, pesquisa e acondicionamento do restante da coleção, projeto que começa a ser implementado imediatamente após o evento comemorativo da doação. A previsão para conclusão dos trabalhos é de três anos. Mais informações no telefone: (41) 3317-3024.