Acordo inclui tecnologia interativa no quadro "Independência ou Morte", uma das obras mais importantes do acervo do museu, que reabrirá as suas portas no dia 7 de setembro

O History, canal da A+E Networks América Latina presente em mais de 76 milhões de lares, fechou parceria com o Museu do Ipiranga para gerar o conteúdo que comemora o Bicentenário da Independência do Brasil, no próximo dia 7 de setembro.

O acordo foi oficializado na manhã desta quarta-feira (24) com as presenças de Eduardo Ruiz, presidente e gerente-geral do A+E Networks América Latina; Cesar Sabroso, vice-presidente sênior de marketing e PR do A+E Networks América Latina; Karen Santiago, diretora de conteúdo do History; e Amâncio Jorge de Oliveira, vice-diretor do Museu do Ipiranga.

Escadarias do saguão do Museu do Ipiranga na manhã desta quarta-feira (24), quando o History oficializou parceria com o Museu do Ipiranga (Divulgação)

A aliança inclui tour virtual pelas instalações do edifício-monumento com exibição nas redes sociais do canal a fim de incentivar as pessoas a visitarem o museu, que reabrirá as suas portas no dia 7 de setembro após nove anos fechado. A cerimônia terá cobertura das plataformas digitais do History.

O Museu do Ipiranga também ganhou um novo recurso visual com tela interativa do quadro Independência ou Morte, tela finalizada em 1888 por Pedro Américo, e uma das obras mais importantes do acervo. “A nossa tecnologia permite que o visitante conheça o que está por trás da obra. Queremos trazer o valor que a história do Brasil merece”, disse Raul Costa Jr., gerente-geral do Grupo A+E Networks.

A programação celebrativa começa no dia primeiro de setembro com a série Dicionário da Independência. Ao longo do mês, entram no ar B de Brasil, conduzida pelo historiador Eduardo Bueno; Insurgentes, com Ricardo Carvalho; Inventores do Brasil, apresentada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; e Aqui tem história, ancorada pelo historiador Thiago Gomide.