Hollywood Brazilian Film Festival oferece experiências de marca

Pela quarta vez consecutiva, o cinema brasileiro alternativo aterrissará na capital do cinema mundial. Entre os dias 6 e 10 de junho, o Hollywood Brazilian Film Festival (HBRFest), em Los Angeles, terá a exibição de 19 filmes nacionais, entre ficção e documentários, além de “Heleno” e “Caminhos”, que não disputam.

A quarta edição quer consolidar também a presença de marcas, após a primeira experiência bem sucedida no ano passado, quando ocorreu o lançamento da TV Cinema 3D LG durante o evento. “A intenção é sempre proporcionar experiências das marcas com esse público. Fazer com que elas estejam ligadas ao conteúdo brasileiro de uma forma diferente”, afirma Guilherme Trementócio, diretor da agência Puzzle, coprodutora do festival há dois anos.

A edição deste ano terá um custo de R$ 800 mil e conta com o patrocínio da Copa Airlines e investidores nacionais. A organização negocia ainda com duas grandes empresas brasileiras. “As companhias precisam pensar em estar junto ao cinema e alinhar a sua estratégia com um conteúdo que encante os consumidores. Unir as marcas com conteúdo cultural”, acrescentou. O projeto, cujo intuito é difundir cinema e profissionais nacionais,  foi idealizado por Talize Sayegh, brasileira radicada nos Estados Unidos.

“O festival está cada vez mais sólido nesse metiê de filme indie. São produções com muita qualidade e que não têm tanta visibilidade pelo perfil de consumo dos brasileiros”, afirma. Para ele, a presença de um público qualificado, como diretores, produtores e distribuidoras internacionais, demonstra a projeção do cinema nacional na terra das grandes produções.

O evento representa também um incentivo para os diretores, por premiar os escolhidos como “Melhor Filme” e “Melhor Curta” com recursos para concretizarem as suas próximas produções. Entre os filmes em competição estão as ficções “Febre de rato”, “Girimunho”, “Trabalho duro”; e os documentários “Vou rifar meu coração” e “Olhe para mim outra vez”.  O festival presta, ainda, homenagem a dois atores — um já consagrado  e outro com potencial para seguir carreira internacional. Nas edições anteriores, nomes como Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro foram contemplados. Anualmente, o festival tem recebido cerca de 1,5 mil pessoas para as exibições, visitas aos estúdios e debates com cineastas.