Hora da virada
Um dos maiores encontros de marketing do Brasil, o Fórum de Marketing Empresarial, realizado em parceria pelo Grupo Doria e a Editora Referência, que edita Propaganda, com curadoria do jornalista Adonis Alonso, chega à sua sétima edição. O evento acontecerá entre os dias 2 e 4 de setembro próximos, no hotel Sofitel Jequitimar, no balneário do Guarujá, em São Paulo.
Cerca de 200 líderes do setor são esperados para acompanhar as palestras, que irão debater temas como o poder do consumidor frentes às ações de marketing social, estratégias da era digital e o posicionamento de multinacionais em seus diferentes produtos. O tema central deste ano será: “grandes ideias enfrentam a crise unindo marcas e consumidores”.
De acordo com o chairman do Lide (Grupo de Líderes Empresariais, que criou o Fórum), Luiz Fernando Furlan, o momento desse encontro é especial. “Há uma expectativa de que uma definição da conjuntura política irá tirar projetos econômicos da geladeira. Vemos, em encontros do Lide, nas pesquisas que fazemos (ver Box), que há uma clara tendência de reversão das expectativas no quadro econômico, com um certo otimismo no ar de que 2017 será o ano da retomada. Nesse sentido, essa edição do fórum acontece num timing interessante, porque as empresas vão começar a revelar suas estratégias de marketing para retomar o mercado.”
Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, destaca a importância do Fórum. “O evento já construiu uma história de sucesso reunindo grandes nomes do empresariado nacional, com destaque para as homenagens especiais aos responsáveis pelo avanço da comunicação empresarial no Brasil. É extremamente organizado e superatraente, bem ao estilo do seu idealizador, João Dória Jr.”
Este ano, as homenagens especiais irão para três ícones da propaganda brasileira: Sérgio Amado, do Grupo Ogilvy; Marcos Quintela, da Young & Rubicam, e Paulo Giovani, da Leo Burnett.
Haverá também a entrega do Prêmio Lide de Marketing Empresarial, que reconhece grandes nomes do marketing brasileiro em 12 categorias: Marketing do Bem; Mar-keting de Conteúdo; Marketing Esportivo; Marketing de Inovação; Marketing Institucional; Marketing de Produto; Marketing Promocional; Marketing de Varejo; Dirigente de Marketing do Ano; Empresa de Marketing do Ano e Homenagem Especial, que nesta edição agraciará o empresário da comunicação José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.