Paulo Macedo
O SEM (Search Engine Marketing) está chegando ao País. A pioneira nesse segmento é a agência Hot List, do empresário Alexandre Kavinski. É a publicidade em sites de busca na internet, como Google, Yahoo e MSN Search, por exemplo. Não há criação de peças, mas uma complexa arquitetura para destacar os nomes dos clientes nas pesquisas feitas na web.
“Nosso principal serviço é a consultoria para otimizar os resultados das campanhas de links patrocinados, o que inclui avaliação e recomendação das palavras-chave, tracking e emissão de relatórios completos de resultados. Nossa mídia é textual. Conhecemos profundamente os hábitos dos usuários de buscadores e fazemos uma imersão para entender o negócio dos clientes. A criação reflete o comportamento dos internautas nos buscadores, utilizados por 98% desse universo”, enfatizou Kavinski.
O diretor da Hot List diz que nos Estados Unidos os links patrocinados já representam cerca de 40% dos investimentos em mídia online. “Lá, 50% dos US$ 3,4 bilhões movimentados pelos links passam pelas agências de SEM”, finalizou.