HSBC inicia mudança local de agências
As mudanças internacionais da conta de HSBC, que realizou concorrência global em março e definiu três redes de agências para atender sua demanda criativa (leia mais aqui), reflete agora em modificações também no mercado brasileiro. Anteriormente apenas na JWT, o cliente decidiu dividir, mundialmente, sua verba anual estimada em US$ 600 milhões também com Grey e Saatchi & Saatchi.
No Brasil, a conta permanecia integralmente na carteira da JWT, onde estava desde 2004 – quando foi realizada a concorrência anterior, definindo apenas ela como agência global. Agora, porém, a porção regional está migrando para a Grey141, representante da Grey Worldwide no país e integrante do grupo WPP, assim como a própria JWT.
Com isso, toda a demanda de comunicação publicitária do HSBC no Brasil deve ficar, a partir do próximo mês, sob responsabilidade da Grey141. A JWT está finalizando alguns trabalhos que já estavam em andamento e, após o processo, deve se dedicar ao cliente apenas em demandas globais nas quais sua rede estiver envolvida.
Já a Saatchi & Saatchi é representada no Brasil pela F/Nazca S&S. Não há uma definição clara sobre a participação da agência no atendimento à conta, porém, a divisão global indica que algum produto ou serviço específico pode, em um futuro breve, ficar sob sua responsabilidade.