O The Huffington Post se prepara para desembarcar no Brasil no mês de novembro, com a sua atuação colaborativa de blogs e a operação jornalística. A afirmação é de Arianna Huffington, presidente e diretora editorial do The Huffington Post Media Group. A executiva está em viagem pelo País, onde negocia com grupos de mídia uma parceria para a definição do projeto em solo nacional.
Lançado em 2005 nos Estados Unidos, o Huffington Post acumula atualmente 250 milhões de visitantes por mês e se tornou um modelo de engajamento e difusão de vozes, ao abrir espaço, além do conteúdo produzido pelos 1300 jornalistas da empresa, para os blogueiros, em torno de nove mil, segundo a executiva. A rede mantém operações também na Canadá e no Reino Unido. Em outubro, chegará a França, o primeiro país de língua não inglesa; o segundo será o Brasil.
De acordo com Arianna, o País é atualmente sinônimo de objeto de pesquisas, com todos querendo compreender a forma como as coisas acontecem e têm transformado a realidade econômica do País. “O Brasil é um país fascinante. Todo mundo quer entender o Brasil, espero que vocês estejam percebendo isso”, disse. Segunda ela, o entrada do Huffington no Brasil é uma maneira de engajar e agregar conteúdo, mas também um jeito de “espalhar para o mundo a forma como vocês estão fazendo as mudanças”, acrescenta.
A proposta é que o Huffington Post, que provavelmente terá sede em São Paulo, chegue cobrindo todo o País. “Queremos fazer algo em cada região e não tratar o Brasil como um país homogêneo”,afirmou. Entre as editorias, a executiva informou que os política, economia e entretenimento devem ser os primeiros com produção local. Para ela, as traduções terão destaques, principalmente sobre temas universais.
Para Arianna, a estrutura a ser desenvolvida, como o número de jornalistas, depende do que o parceiro vai vai colocar à disposição. Como é uma unidade externa e um idioma que não domina, a executiva enxerga a necessidade de um profissional de alto nível para conduzir a ferramenta. “O mais importante é a escolha do editor. Isso será essencial, é a diferença-chave”. A expectativa é de que o acordo com um par seja finalizado ainda neste mês.
por Marcos Bonfim