Hugo Veiga credita escolha de Criativo do Ano a AKQA
Hugo Veiga, um dos profissionais à frente da AKQA, não se sente confortável com o título de Criativo de 2019 (veja lista dos cinco primeiros colocados em sondagem feita pelo PROPMARK junto ao mercado). “Fico feliz por terem pensado em um dos nossos nomes, mas não sinto que tenha um valor individual único a agregar. Tudo que conquistei foi com a ajuda do time da Casa”, defende.
Para o português, a consagração é consequência da escolha da AKQA pelo mercado como Agência do Ano. “Todo trabalho feito aqui tem a mão e a dedicação de muita gente. O que ocorre é que existem alguns líderes que acabam por ter mais projeção e isso dá mais visibilidade, mas, na verdade, são apenas rostos que representam muitos outros”, aponta.
Quando chegou ao Brasil em 2005, Veiga teve de adaptar seu pensamento e estilo às referências locais. “Ainda era uma época em que o redator trabalhava à parte do diretor de arte. Enquanto em Portugal se valoriza muito o trocadilho, a publicidade brasileira é mais refinada em termos de discurso, os títulos e os headlines incluem todo um pensamento”, reflete.
E foram essas diferenças e desafios que o motivaram a sair da terrinha. “Acho que os brasileiros têm uma paixão e são quase obcecados por propaganda. Nós não contamos com este nível de obsessão em Portugal”. “Acho que tem muita coisa boa em Portugal, mas no Brasil tem esse ‘joga bonito’, uma alegria constante. Isso é uma das coisas que me fazem feliz por estar aqui. Lidar com pessoas divertidas e leves. O Brasil é a capital mundial da zoeira e isso das pessoas não se levarem muito a sério se reflete também na comunicação”, comenta.
Outra adaptação foi em seu processo criativo. Quando era redator, costumava anotar as suas ideias em um bloquinho de papel reciclado. Agora, ele afirma que, ao lado de Diego Machado e Renato Zandoná, é mais participativo nas entregas criativas.
“As coisas acontecem on the way, sentamos com os times, vamos lapidando a ideia e transformando isso num projeto maior, que vá potencializar os resultados para os nossos clientes”, aponta. Outro fator que se transformou, segundo sua visão, foi o mercado brasileiro.
“Nós tivemos um chacoalhão muito grande quando a DM9 e a F/Nazca fecharam. São duas agências ícones da qualidade criativa do mercado. Eu cheguei há 14 anos no Brasil e tinham três grandes agências: DM9, AlmapBBDO e F/Nazca, e essas duas fechar, passa um recado urgente para o mercado”, pondera.
Até sobre isso, Veiga comenta que os criativos que elencam o top 5 do Melhores PROPMARK souberam “se adaptar bem a essas transformações”. Para ele, estes profissionais buscam “apresentar projetos para seus clientes, que vão realmente ter um impacto positivo nos negócios. E para nós, que acreditamos imensamente que a criatividade faz a diferença no negócio, é bom ver que essas pessoas, que também são líderes em suas agências estão indo bem. É a prova de que criatividade faz, sim, diferença na hora de tocar o negócio”, finaliza.
Confira a lista dos cinco criativos mais lembrados em 2019:
1º Hugo Veiga (AKQA)
2º Rafael Donato (David)
3º Rafael Urenha (DPZ&T)
4º Keka Morelle (Wunderman Thompson)
5º Andrea Siqueira (BETC/Havas)*
5º Diego Machado (AKQA)*
*Houve empate de votos na quinta posição.