Hypeness começa nova fase com a união e a força da Webedia
Uma ideia que começou da insatisfação de dois publicitários resultou em um espaço que quer ser fonte de inspiração para um mercado essencialmente criativo. A iniciativa, entretanto, se tornou atraente para um público que gosta de boas histórias, se interessa por ideias e gosta de ser hype. É assim que o Hypeness construiu uma legião de seguidores que passam pelo vertical todos os dias em busca de referências e de conteúdo com linguagem própria.
Tanta personalidade atraiu os interesses da Webedia, grupo que tem marcas como AdoroCinema, IGN Brasil, PurePeople e TudoGostoso, por exemplo. Antes de ser adquirido, Hypeness fazia parte de outro grupo de conteúdo e tinha como “irmãos” Casal Sem Vergonha e Nômades Digitais. Com a compra, o único sócio que permanece é Rafael Rosa, um dos fundadores da ideia, que segue como diretor-geral e se uniu à equipe dos novos sócios com o objetivo de crescer.
Cyrille Reboul, sócio da Webedia e CEO no Brasil, Rafael Rosa, diretor-geral do Hypeness, e Renato Paiva, VP da Webedia
“Nascemos num momento em que fazer algo independente na internet era um caminho interessante. Passamos a ser inspiração para publicidade, design, arquitetura e cinema, e focamos na criatividade porque era uma necessidade nossa. Em 2014, o Hypeness começou a realmente crescer, com colaboradores para ajudar na produção de conteúdo”, explica Rosa.
Quando perceberam que os recursos para expandir estavam limitados, procuraram um parceiro que atendesse às expectativas de crescimento. “Conversamos durante um ano para alinhar nossos objetivos e percebi que a Webedia era o caminho por não ser apenas a empresa que faria investimento e me mandaria tocar sozinho, mas uma empresa com know-how para trabalhar nossas fragilidades e estruturar melhor nossos negócios”, analisa Rosa.
O objetivo agora é unir a força estrutural da Webedia com o tom aspiracional de Hypeness para oferecer um produto mais completo, acrescentando a produção de vídeo, por exemplo. “Vamos transformar o nosso canal de YouTube em uma das nossas frentes de produção de conteúdo em vídeo para as redes sociais”.
A equipe vai continuar espalhada pelo Brasil e pelo mundo. Uma das características do trabalho produtivo do vertical é a diversidade, elemento que se torna mais intenso quando pessoas de várias regiões trazem diferentes referências e as transformam em conteúdo. “Estamos tentando variar, cada vez mais, o perfil dos nossos colaboradores, estimulando a pluralidade, mas ainda é um desafio achar diferentes perfis”.
Webedia
“Estar no Hypeness é muito interessante para as marcas”, comemora Renato Paiva, VP comercial e de marketing da Webedia. Ele reforça que a marca é destaque na produção de branded content e tem um engajamento espontâneo. O grupo tem como característica em seus verticais a audiência orgânica, sem compra de mídia. Eles se baseiam em uma produção de conteúdo através daquilo que as pessoas querem saber e se interessam.
“Trabalhamos com uma tecnologia de aprimoramento de performance, o que vai impulsionar ainda mais o Hypeness”, comenta Paiva, acrescentando: “A mídia programática está crescendo e acho que os portais erraram por muito tempo com um valor baixo. Na Webedia, para você falar com nosso usuário, o valor é alto, porque ele é engajado”.