Evento promovido pelo IAB Brasil reuniu profissionais da publicidade para debater o que se pode esperar do mercado pelos próximos anos

Nesta terça-feira (27/6), o IAB Brasil promoveu o evento IAB AdTech & Branding, com o objetivo de reunir profissionais da publicidade para colocar em pauta as tendências e o que esperar da publicidade digital no Brasil.

O evento foi realizado no Teatro Santander, localizado na cidade de São Paulo, e contou com uma programação com assuntos atuais e com a participação de grandes nomes do mercado. Os bate-papos que aconteceram durante todo o dia buscaram gerar reflexões e insights aos participantes.

Créditos da imagem: Rodrigo Trevisan

Creators Economy

O IAB Brasil abriu o evento com uma conversa sobre Creators Economy, onde foram divulgados os resultados de um estudo realizado pelo IAB Brasil sobre o tema. O estudo trouxe insights importantes para marcas a partir do olhar dos consumidores, dentro do contexto da Creators Economy.

A pesquisa, intitulada "#Publi: O impacto da Creators Economy entre os internautas brasileiros", revelou que 92% dos brasileiros aplicam frequentemente dicas e conselhos de influenciadores e creators e 65% dos internautas consomem diariamente conteúdos produzidos por eles.

"Estamos felizes em apresentar os resultados de nossa pesquisa durante o evento IAB AdTech & Branding 2023. A Creator Economy vem se tornando cada vez mais relevante na publicidade digital e é preciso desenvolver padrões técnicos e boas práticas para este segmento", disse Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Créditos da imagem: Rodrigo Trevisan

Consumo de vídeo

O consumo de vídeo também foi tema de discussão, Arthur Oliveira, senior marketing specialist da Kantar IBOPE Media, destacou que mesmo com forte avanço no digital, o vídeo continua sendo o formato favorito da publicidade.

"O vídeo reflete nossa evolução, os principais produtos audiovisual do ano foram promovidos no espaço mais premium da publicidade mundial [Super Bowl]. Vemos que a audiência não troca um formato por outro, ela acomoda todos eles como fonte de informação", explica Arthur Oliveira.

TV Conectada (CTV)

Referência no assunto, Essio Floridi, diretor sênior de vendas e operações América Latina da Samsung Ads, mediou uma conversa com Natália Calixto, diretora de gestão de valor do consumidor no Grupo Boticário; Gabriela Amato, head of media na WMS; e Alexandre Ferreira, media manager da Seara.

Durante a conversa sobre CTVs, um dos grandes assuntos da mídia no momento, os profissionais destacaram que o maior desafio é conquistar o consumidor, que sempre está muitos passos à frente da marca.

"Os momentos mágicos que temos com o consumidor são aqueles quando eles percebem que nós, como marca, entendemos e antecipamos algumas de suas necessidades", declara Natália Calixto.

O que vem por aí?

Encerrando o dia que gerou análises e considerações fundamentais para o mercado, Zoe Soon, vice-presidente do Experience Center do IAB US, contou suas percepções sobre os hábitos dos consumidores e investimento em IA, XR, metaverso, games e outras tecnologias emergentes que estão impactando o mercado.

Créditos da imagem: Rodrigo Trevisan

Para além dos tópicos citados, quem participou do evento conseguiu acumular questionamentos e possíveis soluções também para fidelização de clientes, representatividade, retail media e mais.