IAB Brasil discute comportamento de consumo de mídia
O IAB Brasil realizou, na última terça-feira (13), em São Paulo, evento que discutiu a mudança de comportamento de consumo de mídia, por conta do uso cada vez mais crescente da internet. Estiveram presentes nomes internacionais como Ittai Shiu, da Tribal Fusion, e Brian Silvar, da Right Media, além de Marcelo Sant´iago, sócio da Mbreak; Michel Sciama, executivo do Google; e Rafael Klein, presidente das Casas Bahia; entre outros.
O encontrou abordou, entre outros pontos, que a cada ano aumenta o número de pessoas que acessam a rede, seja por desktops, notebooks, tablets ou pelo celular. O tempo de consumo de internet também vem aumentando e é essa mudança que vem afetando diretamento as empresas que precisam se comunicar com as pessoas, nos diversos meios que elas estão presentes.
De acordo com Fabio Coelho, diretor geral do Google Brasil e presidente do IAB Brasil, o aumento do acesso a sites verticais, blogs, foruns, sites regionais, versão de sites de pequenos jornais online, criaram um cenário propício ao crescimento de redes de publicidade que integram conteúdos de assuntos e regiões distintas: as AdNetworks e as AdExchanges.
Durante o eventos, profissionais da área explicaram a importância dessas plataformas, que já são uma realidade nos EUA e vêm se consolidando no Brasil como uma importante solução para publicidade online. Em sua apresetação, Marcelo Sant´iago ressaltou, por exemplo, que as campanhas estão cada vez mais complexas e, por isso, é preciso otimizar os investimentos e as duas plataformas são capazes de distribuir conteúdos publicitários em diversos sites, blogs de conteúdo de forma centralizada, com grande capacidade de segmentação e de monitoramento.
Ele ressaltou que, “atualmente, existe uma serie de camadas entre o anunciante e o veiculo e quanto mais as agências conseguirem simplicar melhor”. Também analisou que o grande consolidador desses mercado é o Google, que vem tentando se tornar um sistema operacional importante dessas ferramentas.
Ittai Shiu também falou da importância das plataformas e ressaltou que mais importante do que o conteúdo, é identificação do usuário e o do comportamento, assim a comunicação se torna mais eficaz. Já para Brian Silvar é muito importante que as agências tornem o processo mais simples. Por isso, ele contou que é necessário que haja um controle para que as empresas possam saber onde estão anunciante e com quem estão falando.
O evento foi destinado a diretores de marketing, vice-presidentes e diretores de mídia de agências.