IAB Brasil lança comitê dedicado a creators economy
Objetivo é oferecer materiais que possam auxiliar no desenvolvimento de ações
O IAB Brasil anunciou a criação do Comitê de Creators Economy, que tem como objetivo oferecer por meio de discussões e da criação coletiva de conteúdo, materiais que possam auxiliar no desenvolvimento de ações de forma segura e sustentável.
Entre os materiais previstos para serem produzidos pelo comitê para auxiliar players do mercado, estarão dicas de boas práticas para ações e relações entre criadores e marcas, métricas para ações com creators e tendências para os negócios a partir da creators economy, como a relação entre criadores de conteúdo, games e metaverso.
“Acompanhamos continuamente as tendências e sua representatividade para a publicidade digital no país, e o aprofundamento na creators economy é uma demanda frequente dos nossos associados. O investimento em criadores já não pode mais ser considerado como um ‘dinheiro acessório", afirmou Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
De acordo com um estudo realizado no ano passado pela plataforma Cupom Válido, com dados do Statista e HootSuite, mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra por influência de uma celebridade ou criador de conteúdo. Além disso, o estudo aponta que o Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais no mundo.
No entanto, mesmo com a alta influência que os creators detêm no Brasil, ainda há muita informalidade na contratação desses profissionais, que ocupam um espaço cada vez maior no mercado de publicidade digital. Com o intuito de atender à crescente demanda do segmento, o IAB Brasil, por meio dos trabalhos do Comitê de Creators Economy, pretende começar a definir, por exemplo, o que seria este mercado e o que representam os creators para a publicidade digital.
O comitê estará aberto para a participação dos associados do IAB Brasil, que poderão discutir soluções e métricas, apoiando tanto criadores quanto marcas a se desenvolverem nessa nova economia. O Comitê Creators Economy será liderado por Yuri Mussoly, head of Creative Lab Latam no TikTok.
“A ideia é organizarmos essa ‘nova mídia’ e falarmos sobre a profissionalização de sua gestão e do reconhecimento da estrutura que está por trás. O compartilhamento de experiências, expectativas e demandas dos associados será essencial para a elaboração de materiais que poderão auxiliar todos os players que atuam em publicidade digital”, concluiu Yuri, presidente do Comitê Creators Economy do IAB Brasil.
(Crédito: Cody Scott Milewski na Unsplash)