Ibope apresentará cenário do Brasil no Fórum do Guarujá
Definidos por João Doria Jr. como “antecipadores de comportamento e tendências”, por estarem à frente de um instituto – no caso, o Ibope – “que consegue apontar para o mercado perspectivas e posicionamentos de consumo e opinião”, Carlos Augusto Montenegro, presidente do órgão, e Laure Castelnau, diretora de marketing e desenvolvimento de negócios, irão apresentar durante o 3º Fórum de Marketing Empresarial do Guarujá a palestra “A influência da marca na decisão do consumo”.
No encontro promovido pelo Grupo Doria e pela Editora Referência, e que nesse ano ocorre entre os dias 17 e 19 de agosto no Hotel Sofitel Jequitimar, na cidade do litoral sul paulista, Laure conta que a apresentação se inicia com uma mostra do cenário brasileiro dos últimos tempos, tanto na esfera econômica quando demográfica. “Estamos em um processo de mudanças, evoluindo nesses dois campos. Temos aí um crescimento expressivo da classe média, uma inversão da pirâmide etária como nunca visto antes, onde logo mais teremos um enorme contingente de pessoas na terceira idade. E o novo cenário aponta tendências e necessidades de mudanças nas políticas públicas e empresariais, e no posicionamento de marketing”, ressalta.
Quanto ao crescimento da classe média, a executiva fala em adequação à abordagem ao consumidor. “O modo das empresas ofertarem seus produtos e serviços passa a ser outro. Vamos pegar como exemplo as companhias aéreas. Antes, só pessoas de classes mais altas tinham acesso a elas. Hoje não, a Classe C – e que tem muita gente que já foi da D – também viaja de avião. E claro que a forma de se comunicar com um público e outro deve ser diferente”, explica. “Até o Magazine Luiza comercializa passagens”, completa.
Laure atenta também para o fato de que o Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional), que oferece à sociedade informações sobre as habilidades e práticas de leitura, escrita e matemática dos brasileiros entre 15 e 64 anos de idade, divulgou semana passada dados de que as pessoas estão estudando mais e por mais tempo. “Temos mais acesso à informação e, por consequência, uma instrução mais elevada por parte do consumidor, que lhe dá um senso crítico que antes não existia”.
Já em um segundo momento da apresentação, Laure e Montenegro abordam as grandes tendências nas pesquisas realizadas pelo Ibope, como responsabilidade social, a preocupação com a boa forma, a saudabilidade. “E quando as pessoas começam a se preocupar com conceitos assim, geram significados diretos para as companhias, de modo que ofereçam produtos e serviços em linha com as tendências de consumo”, comenta Laure.
E a procura pela boa forma e pelo bem estar físico está gerando não só uma busca muito grande por academias e equipamentos esportivos, como também pela indústria de cosméticos, de estética. “Esses segmentos não param de crescer no Brasil. É uma tendência crescente, tanto em tratamentos como e produtos. E isso entre os homens também. Para se ter uma ideia, o país é o terceiro maior mercado mundial de beleza, atrás apenas de Estados Unidos e Japão, e deve ocupar a segunda posição até 2015. Em venda de cosméticos masculinos, o Brasil é o vice-líder mundial, perdendo para os Estados Unidos.
“Creio que será muito interessante levar esse tipo de questão aos participantes do Fórum. Irá gerar uma riqueza de discussão muito grande com executivos que estão à frente de seus negócios e que, se não adotam tais práticas que identificamos, irão refletir sobra o assunto”.
PALESTRAS
Além de Carlos Augusto Montenegro e Laure Castelnau, o 3º Fórum de Marketing Empresarial tem presença confirmada de Tarek Farahat, presidente da P&G Brasil, que falará sobre “As transformações nos hábitos de consumo”; Vasco Luce, presidente da Pepsico América do Sul, e Andrea Alvares, presidente da companhia no Brasil, irão apresentar a palestra “A influência dos jovens no consumo”; João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, abordará “Efetividade de campanhas de comunicação. Casos de sucesso no Brasil e no exterior”; por fim, Ivan Zurita, presidente do conselho da Nestlé, irá encerra o ciclo de palestras com a apresentação “Produtos que devem surpreender e fidelizar clientes”.
Com o tema “Brasil: nova potência no consumo e nas tendências”, os patrocinadores do encontro são o Grupo Bandeirantes e a Ultrafarma, com apoio da Arizona e Grupo RBS. AlmapBBDO, Geo Eventos, Heineken, NBS, Quê, Rede Record e SBT possuem cotas de participação especial, enquanto a Y&R, apenas de participação. Os colaboradores são Casa Cor, Editora Globo, ESPM, Lincx, Vivo e Wizard e, os fornecedores oficiais, Cine, CDI, Decor Books, Burti, Lua Nova e UPS. A Editora Abril (Exame e Contigo), Editora Três, O Estado de S.Paulo, Rádio Alpha FM, Rádio Jovem Pan, TV+, UOL, Veja São Paulo e revista Marketing Empresarial são os mídias partners.