Ibope Media planeja medição nacional para o ano de 2016
“Foi um planejamento estratégico ambicioso. Fizemos uma leitura geral do Ibope Media, para onde ele estava indo e para onde o mercado de mídia caminhava. O objetivo era identificar o que a gente precisava oferecer para a mídia naquele momento e isso envolveu uma organização externa. Passamos a pensar não apenas em medições de TV, rádio e mídia impressa, mas também em vídeo e áudio de um modo geral, como conteúdos e rádios online, podcasts, entre outros, além de portais”, ressalta Antonio Wanderley, COO do Ibope Media.
O instituto planeja, ainda para este ano, começar a contabilizar os programas televisivos que são veiculados em diferentes dispositivos, como computador e celular. Wanderley revelou que até agosto deste ano, 6.060 casas terão peoplemeters. O número representa um incremento de 15% na amostra do instituto, que atualmente conta com 5.280 lares sendo medidos.
O maior desafio do Ibope, entretanto, está em fazer com que a medição de audiência no Brasil alcance todo o território nacional, o que só deverá ser possível a partir de 2016. “A Kantar é a maior empresa de medição de TV do mundo e está acostumada a medir audiência de países de grandes populações, caso de Índia e China. Junto com o Ibope, estamos em mais de 40 países. Isso traz uma troca de experiência muito grande, que a médio prazo possibilitará uma melhora na cobertura de medição no Brasil”, pontua Wanderley.
INTERAÇÕES
Desde o fim do ano passado o Ibope Media, em parceria com o Twitter, passou a medir interações durante programas televisivos e a divulgar, em seu site, um ranking com as atrações que mais têm interação na rede social. A partir de junho, essa nova ferramenta será lançada como um produto Ibope, permitindo que clientes tenham acesso a dados mais detalhados sobre as interações coletadas na rede. “Isso permite que os clientes comecem a olhar de forma mais analítica para as interações no Twitter”, acredita Wanderley.