O Ibope Monitor, com base nos preços brutos das tabelas dos veículos de comunicação sem as negociações de descontos e planos de incentivo efetivados com agências de publicidade, divulga ranking do volume de autorizações de mídia dos meses de janeiro e fevereiro. A Y&R, agência presidida pelo empresário Roberto Justus, mantém a rotina de estar no topo da tabela com um faturamento de R$ 612,2 milhões. No ano passado, a Y&R contabilizara faturamento de R$ 946,4 milhões no primeiro trimestre. A agência mantém o ritmo de faturamento médio mensal de aproximadamente R$ 300 milhões.

Na segunda colocação no primeiro bimestre aparece a AlmapBBDO, com R$ 235,3 milhões de faturamento bruto (que ainda contabiliza a verba de publicidade do Carrefour, um dos seus principais clientes nos últimos anos, mas que agora migrou para a carteira de negócios da F/Nazca Saatchi & Saatchi). No ano passado, a AlmapBBDO estava na mesma posição no final do primeiro trimestre – com R$ 352,1 milhões.

Entre janeiro e fevereiro de 2009, a terceira posição do ranking de agências está com a DM9DDB – com R$ 229,7 milhões. A JWT vem em quarto lugar, com R$ 179,7 milhões, e a Giovanni+DraftFCB chega em quinto com R$ 159,9 milhões. O sexto lugar é a da Euro RSCG Brasil com R$ 148,8 milhões. A Lew’LaraTBWA é a sétima da pesquisa com faturamento de R$ 146,5 milhões. A Africa está posicionada em oitavo lugar, com R$ 142,4 milhões. Na nona colocação aparece a Neogama/BBH com um volume de autorizações de mídia de R$ 139,3 milhões. Em décimo lugar no ranking do Ibope Monitor está a Ogilvy & Mather, com R$ 132,9 milhões.

No ranking do Ibobe Monitor aparece em 47º lugar a Lew Lara Propaganda, com um faturamento de R$ 22 milhões. O Ibope faz ressalva: “A agência Lew Lara Propaganda, diferente da Lew’LaraTBWA, que é resultado da fusão entre a Lew’Lara e a TBWA/BR, foi criada a partir de dezembro de 2007 exclusivamente para atendimento da conta da Sabesp, sendo as duas agências distintas”.

O ranking divulgado contempla 50 agências. Elas movimentaram no primeiro bimestre R$ 4,464 bilhões. No ano passado, o primeiro trimestre registrou R$ 6,325 bilhões, com cerca de R$ 4,2 bilhões apenas no mês de março.  O banco de dados utiliza dados de 37 mercados. O meio outdoor não é relacionado, mas pela primeira vez o Ibope Monitor inclui os investimentos em publicidade na Internet. Por esse detalhe, a AgênciaClick é relacionada pela primeira vez no ranking já que suas autorizações de mídia são 100% para meios digitais. Ela está na 42ª posição com R$ 31,5 milhões. Segundo Derli Bravato, gerente de atendimento do Ibope Monitor, com a introdução da internet na medição, mostra como o meio tem peso no faturamento de algumas agências. A Age, por exemplo, tem 66% do seu faturamento oriundo de ações na web. A Lew’LaraTBWA tem 19%, a DPZ 12,3%, a DM9DDB com 10,5% e a Espaço Z e a JWTambas com 8,5%.

“Com a chegada da internet à base de dados, ficou claro como é importante para as agências o faturamento gerado através desse meio”, disse Bravato.

por Paulo Macedo