Idealista é projeto “difícil e complexo”, diz Silvio Matos

Ao completar cerca de oito meses de existência, a agência Idealista, criada por Silvio Matos, permanece, nas palavras do próprio, como “um projeto muito difícil e complexo”, mais do que todas as empreitadas anteriores do publicitário. Matos fundou a Idealista em 2011 como desenvolvedora de produtos e, em janeiro, liberado de seus compromissos com o Grupo WPP, foi possível transformá-la em agência digital com foco em gestão de marcas. De lá para cá, já foram conquistados oito clientes. “Nossa proposta é bem diferente. E eu estou cuidando muito dela para que não sejamos sugados e dragados para o ‘mercadão’. A Idealista é um projeto apaixonante”, diz Matos.

A empresa continua tendo várias áreas: atua no desenvolvimento de produtos, em propriedade intelectual, start ups, licenciamento — e, mais recentemente, estratégia e publicidade, área que desenvolve, inclusive, campanhas com foco no digital. Porém, sempre com o olhar da gestão de marca, como faz questão de frisar Matos. “São assuntos muito novos para os clientes. Ou, pelo menos, é uma forma nova e criativa de se abordar os assuntos. Muitas vezes eles se assustam, não sabem onde nos encaixam. O lado bom dessa empreitada é poder fazer o que eu realmente acredito e colocar em prática o que sei fazer muito bem, que é transformar a maneira como as pessoas se relacionam com as marcas. E gerar valor. Através de criatividade, mídia e tecnologia”.

Hoje a empresa tem oito clientes na área de projetos e outros nove em produtos. Entre eles o Gloob, canal infantil da Globosat, que está no ar há cerca de dois meses. “Gloob é um case. Fomos envolvidos pelo time da Globosat desde o início — ou seja, pudemos trabalhar exatamente como propomos, ajudando a equipe a definir inclusive o escopo e a visão conceitual que estaria baseando a escolha do conteúdo que vai para a grade do canal. É um privilégio encontrar clientes que pensam assim, que enxergam esse valor na nossa contribuição e que nos permitem participar ativa e profundamente do desenvolvimento do que será percebido pela audiência, pelos patrocinadores e consequentemente, pelo mercado”, diz Matos.

Neste momento, a Idealista trabalha em projeto semelhante para a CBN, para a Rádio Globo, para uma empresa de bebidas que vai lançar novo conceito de produto e para um grupo imobiliário que atua em shopping centers. Na área de produtos, um dos projetos é o Kitiz, criado e desenvolvido pela Idealista e que já está sendo usado por algumas empresas, como Grupo Estado de S.Paulo, Pizza Hut e Flying Sushi. Trata-se de um negócio que vende vouchers para empresas, que podem usá-los para presentear funcionários ou clientes, e válidos para redes exclusivas de parceiros. “As marcas são tremendamente importantes na nova dimensão dos negócios. Geri-las, portanto, não é apenas necessário, é uma das três únicas maneiras de se criar negócios sustentáveis no longo prazo no mundo moderno. As outras duas são o uso do poder, financeiro, político ou geográfico, e a inovação. Portanto, acredito que existe uma gigantesca necessidade, no mercado de hoje, de agentes que atuem ajudando as empresas, seus negócios e produtos, a construírem marcas fortes. Esse é um dos focos da Idealista”.