Idéias que funcionam
Ideias que funcionam
Com 15 anos de atuação F&Q norteia operação em DNA criativo
Sob o mote” ideias que funcionam”, a F&Q Brasil ancora sua operação. A máxima vale para tudo, desde a origem da agência, que foi motivada pelo sucesso de uma grande ideia – quem não se lembra do “Não é assim uma Brastemp”, campanha encabeçada pela dupla de sócios Paschoal Fabra Neto e Fernando Quinteiro, na época em que trabalhavam na Talent. “Uma das maiores campanhas das nossas vidas, que depois de algum tempo nos trouxe a ideia de termos a nossa própria agência. Foi criada então, em 10/10/2000, a FabraQuinteiro”, diz Quinteiro. Em 2011, a agência torna-se F&Q Brasil na associação com o Grupo M&C Saatchi. Com 15 anos de atuação, tem experimentado crescimento anual de 30% nos últimos cinco anos. Para 2016, a despeito da crise que ronda o mercado, a projeção é de 10% de aumento no faturamento. Além de boas expectativas em relação às concorrências de que participam desde os primeiros dias de janeiro.
No ano passado, ganhou novas contas, como Sony (parte digital), marcas da Pernod Ricard, além dos laticínios Nilza, da Italac, e do aumento da participação do Bradesco e do Complexo Tatuapé. Outro destaque foi a CicloFaixa, com o projeto Conviva. Para tanto, a dupla Fabra Neto (criação) e Quinteiro (planejamento e atendimento), explica que o bom desempenho vem da construção de cases, através de soluções que não estão necessariamente relacionadas apenas com a propaganda, mas podem ser de design, digital, divisões da área de criação que garantem atendimento completo às necessidades dos clientes. “Recomendamos um tipo de remédio para cada cliente. A agência de propaganda não vende anúncio, vende o case, ideias. Gostamos de prêmio e reconhecimento, mas preferimos os cases, são eles que fazem a nossa história. Não necessariamente a solução de um problema em comunicação está centrada num filme ou anúncio. Hoje em dia fala-se muito em ativação, algo que já praticamos há muito tempo, porque a ideia em si não é uma propriedade da criação, mas sim aquela que se propaga através das disciplinas”, diz Quinteiro.
Na F&Q a idéia é considerada o ativo principal da agência, tanto que foi criado um Comitê de Ideias (CI), que semanalmente reúne os sócios e seus 10 diretores em torno do briefing, “para chegar à melhor ideia”, diz Neto. “O nosso ativo são as ideias , elas nascem já no atendimento, no planejamento. Isso diminui a refação e, assim, os custos. Existe um processo natural de amadurecimento da criação em toda agência, há uma troca de informação constante”, explica Quinteiro.
Histórico
A parceria de Neto e Quinteiro surgiu quando se conheceram na Young & Rubicam, onde começaram a desenhar um relacionamento profissional. Na sequência, trabalharam na Talent por seis anos (Quinteiro permaneceu lá por cerca de 10 anos). E foi na Talent, de uma campanha bem-sucedida, “Não é assim nenhuma Brastemp”, que surgiu a ideia de abrir uma agência própria. “Vamos fazer diferente aqui? Planejamento dá pitaco na criação e vice-versa, assim as coisas seriam muito mais integradas. Além disso, temos mais liberdade de ação: fazemos entrevista até com estagiários – certa vez em uma entrevista a moça disse não acreditar que falaria com o presidente da agência. Porque quero saber quem está querendo vir à F&Q. Serve também para todos saberem que têm uma porta aberta para falar com a gente. Este tipo de coisa é importante para a agência dar certo”, conta Neto. “Sempre pergunto para meu time se eles sabem quantas agências de propaganda têm em São Paulo? É impressionante são 2,4 mil, no Brasil são 10,2 mil. Então como é que vamos nos diferenciar? Como vamos nos posicionar? Com o DNA de construir cases, não só para atrair clientes, como também pessoas que queiram trabalhar na agência. Na minha sociedade com o Quinteiro, posso dizer que aprendi a voar, nós dois já levantamos e caímos ”, conclui.
Há 15 anos no mercado, a F&Q Brasil trabalha com o conceito ideias que funcionam, que se traduz no resultado para o cliente, em visibilidade, vendas, reconhecimento ou reposicionamento de marca. O objetivo é oferecer ideias que se propaguem, que não só atendam às necessidades do cliente, mas também superem suas expectativas. “Quando criamos a agência acreditávamos no modelo das disciplinas de comunicação, trouxemos especialistas, acompanhando os projetos dos clientes. Uma coisa inovadora que fizemos lá atrás foi trazer três tipos de criação: uma de design, off-line e digital. Temos uma força de três áreas de criação, geramos negócios para todas. A área de design, por exemplo, é iniciadora de diversos projetos que vem pelo branding. Ajuda a gerar negócios mais completos para os clientes em tempos de crise em que a propaganda tradicional cai, estamos trabalhando mais em design, com todo o endomarketing”, conta Quinteiro.
Hoje a agência atende cerca de 20 clientes, com time de profissionais que trabalham de forma colaborativa, com o intuito de contribuir com soluções inovadoras e criativas. “A F&Q Brasil é uma agência que pensa e cria em conjunto. Isso faz parte da nossa cultura. Buscamos as melhores ideias para as necessidades dos clientes, e uma boa ideia independe de departamento,” diz Fabra Neto. Com a entrega de ideias que realmente funcionam, os cases acontecem de forma natural.
Histórico
A parceria de Neto e Quinteiro surgiu quando se conheceram na Young & Rubicam, onde começaram a desenhar um relacionamento profissional. Na sequência, trabalharam na Talent por seis anos (Quinteiro permaneceu lá por cerca de 10 anos). E foi na Talent, de uma campanha bem-sucedida, “Não é assim nenhuma Brastemp”, que surgiu a ideia de abrir uma agência própria. “Vamos fazer diferente aqui? Planejamento dá pitaco na criação e vice-versa, assim as coisas seriam muito mais integradas. Além disso, temos mais liberdade de ação: fazemos entrevista até com estagiários – certa vez em uma entrevista a moça disse não acreditar que falaria com o presidente da agência. Porque quero saber quem está querendo vir à F&Q. Serve também para todos saberem que têm uma porta aberta para falar com a gente. Este tipo de coisa é importante para a agência dar certo”, conta Neto. “Sempre pergunto para meu time se eles sabem quantas agências de propaganda têm em São Paulo? É impressionante são 2,4 mil, no Brasil são 10,2 mil. Então como é que vamos nos diferenciar? Como vamos nos posicionar? Com o DNA de construir cases, não só para atrair clientes, como também pessoas que queiram trabalhar na agência. Na minha sociedade com o Quinteiro, posso dizer que aprendi a voar, nós dois já levantamos e caímos ”, conclui.
Há 15 anos no mercado, a F&Q Brasil trabalha com o conceito ideias que funcionam, que se traduz no resultado para o cliente, em visibilidade, vendas, reconhecimento ou reposicionamento de marca. O objetivo é oferecer ideias que se propaguem, que não só atendam às necessidades do cliente, mas também superem suas expectativas. “Quando criamos a agência acreditávamos no modelo das disciplinas de comunicação, trouxemos especialistas, acompanhando os projetos dos clientes. Uma coisa inovadora que fizemos lá atrás foi trazer três tipos de criação: uma de design, off-line e digital. Temos uma força de três áreas de criação, geramos negócios para todas. A área de design, por exemplo, é iniciadora de diversos projetos que vem pelo branding. Ajuda a gerar negócios mais completos para os clientes em tempos de crise em que a propaganda tradicional cai, estamos trabalhando mais em design, com todo o endomarketing”, conta Quinteiro.
Hoje a agência atende cerca de 20 clientes, com time de profissionais que trabalham de forma colaborativa, com o intuito de contribuir com soluções inovadoras e criativas. “A F&Q Brasil é uma agência que pensa e cria em conjunto. Isso faz parte da nossa cultura. Buscamos as melhores ideias para as necessidades dos clientes, e uma boa ideia independe de departamento,” diz Fabra Neto. Com a entrega de ideias que realmente funcionam, os cases acontecem de forma natural.
Parte do M&C Saatchi Group
Em 2011, a F&Q Brasil firmou parceria com o maior grupo independente de comunicação no mundo, o M&C Saatchi, o que veio reforçar e atestar os valores essenciais da agência, de liberdade criativa a serviço de resultados efetivos. O grupo é uma rede internacional de agências de publicidade e atua em 19 países, com um total de 26 escritórios. “Tínhamos um perfil de sucesso e os ingleses (Saatchi) entraram em contato conosco, depois de três reuniões fechamos acordo”, diz Quinteiro.
Três anos após a M&C Saatchi anunciar a fusão com a brasileira FabraQuinteiro, a agência passou por importantes mudanças em seu escritório local. A mais importante foi a troca na gestão da companhia. Neto e Quinteiro, respectivamente diretor de criação e diretor de planejamento e de atendimento, assumiram o cargo após a saída de Geoffrey Hamilton-Jones, executivo responsável por trazer a M&C Saatchi para o Brasil em 2009 e que esteve à frente da fusão entre as duas agências em 2011.
Outra mudança relevante foi na nomenclatura. A agência deixou de se chamar M&C Saatchi F&Q e passou a adotar somente F&Q Brasil, referência aos sócios locais. De acordo com Quinteiro, a mudança de nome veio para fortalecer a operação nacional. A M&C Saatchi foi criada em 1995 pelos irmãos Maurice e Charles Saatchi, os mesmos criadores da S&S nos anos 70. Os dois executivos lançaram a M&C após deixarem o comando da S&S.
“Quando nos procuraram vimos que a nossa forma de pensar tinha a ver com a forma de pensar deles, uma agência de criação e pensamento simples. Quando eles viram nosso portfólio e apresentaram o deles, deu para notar a sinergia e que poderia dar certo. Mas por que fizemos essa associação com uma empresa de fora?
As grandes agências, inclusive a nossa mentora intelectual, que é a Talent, fizeram associações internacionais. Se não fizéssemos esse movimento, ficaríamos só nós dois aqui. Tínhamos necessidade de ter um braço internacional, foi uma tendência que seguimos”, explica Quinteiro.
A F&Q Brasil atende clientes como Bradesco, Bradesco Cartões, Bradesco Seguros, Complexo Tatuapé (Shopping Metrô Tatuapé e Shopping Metrô Boulevard Tatuapé), Ballantine’s, Montilla, Passport, Tetra Pak, Parque da Mônica, Sinditelebrasil e Sony (ver relação de clientes). Possui equipe de 80 profissionais e está entre os cinco principais escritórios da rede.
Metas
De acordo com Quinteiro, a meta é estar entre as agências mais desejadas do mercado brasileiro. “Não necessariamente a maior, mas entre as mais cobiçadas pelos clientes”, reforça. As áreas de atenção são off-line, design e on-line. Para crescer nessa última, a companhia comprou, no final de 2013, a agência digital Ambulance, dos sócios Giácomo Groff e Marcelo Raimondi. Fabra Neto diz que o posicionamento da F&Q no mercado é de uma agência full-service – “De digital a promoção, fazemos tudo”.
Comitê de Ideias / CI
Paschoal Fabra Neto, sócio-presidente
de criação
Fundador da F&Q Brasil. Com 32 anos de profissão, começou sua carreira estudando arquitetura, com especialização em marketing, comunicação visual e design. É formado em Nova York, na Peals School of Arts (Center for the Media Arts), já atuou como diretor de arte e diretor de criação em grandes agências do Brasil, como J.Walter Thompson, Talent, Y&R, DPZ, Fischer e Justus. Também foi sócio da Newcomm Bates e membro do Type Directors Club, de Nova York. Ao longo da carreira, esteve à frente de projetos como a criação e implementação da CicloFaixa de Lazer de São Paulo. O projeto rendeu ao publicitário a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Acumula em seu currículo cerca de 500 prêmios e, em 2015, foi eleito pela Academia Brasileira de Marketing para o Hall da Fama.
Fernando Quinteiro, sócio-presidente de planejamento
e atendimento
Fundador da F&Q Brasil é formado em administração de empresas e marketing pela Faap, ao longo de mais de 35 anos de experiência no segmento de publicidade e propaganda, iniciou sua carreira no marketing de multinacionais migrando para agências como Leo Burnett, com passagem em Chigago, Y&R, por um período em New York e Talent, onde ocupou o cargo de diretor-geral da Talent Biz.
Fábio Matuck, CFO da F&Q Brasil
Desde 2009 lidera as áreas de finanças e administração, tecnologia e recursos humanos. É formado em administração e pós-graduado em finanças pela Faap, atuou em empresas como Arthur Andersen, Basf, Vivo e WPP.
Antônio Costa Neto, VP de criação
Mais de 20 anos de experiência no mercado publicitário, também é escritor, roteirista e diretor de teatro. É autor de roteiros para Rede Globo e atuações em empresas nacionais e internacionais, como Fischer, MPM, Propaganda Registrada, DM9 e Y&R de Miami e Taterka. Passou 16 anos nos Estados Unidos. O publicitário acumula prêmios por seu trabalho com o desenvolvimento de campanhas para o McDonald’s – Comendo e aprendendo e Gostoso como a vida deve ser, que ganhou por três anos consecutivos o McDonald’s World Award, como a melhor campanha mundial da rede. Já foi premiado no Festival de Cannes, Festival Ibero-Americano de Publicidade (Fiap), New York Festivals, London Festival e Andy Awards.
Marcelo Raimondi, diretor de criação e tecnologia
Atua há 15 anos na área digital e tem no seu histórico profissional a participação como co-fundador da agência Ambulance.
Emília Tutae Ogata, diretora de criação e design
Formada em artes plásticas e comunicação visual pela Faap e com extensão em marketing pela ESPM, a executiva faz parte do time de profissionais da agência desde 2000. Atuou nas áreas de propaganda e promoção, em empresas como Duratex, Siemens, Honda e Brastemp. Foi sócia da Projetos Especiais/Design. Fez ainda parte do corpo docente do Senac Artes/Design/Publicidade, onde atuou como consultora para formatação de cursos técnicos e universitários.
Sabrina Thomé, diretora de planejamento
Formada em Psicologia pela PUC-SP. Possui especialização em coordenação de grupos operativos e planejamento estratégico pela ESPM – Miami Ad School. Com 16 anos de experiência, atuou nas agências Lowe, BorhiErhLowe e Grey Comunicação. Durante seis anos, trabalhou com pesquisa de mercado. Lecionou no Centro Universitário Belas-Artes de São Paulo e na PUC-SP.
Odair Antonio Gualtieri, diretor de criação e design
Formado em desenho e desenho industrial pelo Centro Universitário Belas-Artes de São Paulo, fez extensão universitária em criatividade na ESPM. O profissional atua na agência desde o ano 2000. Foi sócio do escritório Projetos Especiais/Design, onde acumula trabalhos para Olivetti do Brasil, Elevadores Atlas, Incepa, Adidas do Brasil, Senac Comunicação e Artes, Senac Moda, e para as agências de propaganda Futura, Leo Burnett e Talent. Foi docente nas áreas de publicidade e design do Senac Lapa (Centro de Comunicação e Artes), e consultor de novos projetos para cursos do Senac no Campus Universitário de Santo Amaro.
Raquel Alvares, diretora de grupo de contas
Mais de 20 anos na área de atendimento. Já trabalhou com clientes de vários segmentos. Nas empresas Unilever, McDonald’s, Kraft, P&G e J&J, gerenciou o desenvolvimento, planejamento estratégico e comunicação integrada das marcas, tanto no Brasil quanto na América Latina. Além disso, desenvolve seu olhar criativo, ao desempenhar a função de fotógrafa de casamentos, nos fins de semana.
Vanessa Tordino, diretora de grupo de contas
Desde 2003, faz parte do time de profissionais da F&Q. Graduada em propaganda e marketing, com cursos no exterior de Advertising for e-Commerce e Business to Business Marketing. Possui mais de 20 anos de experiência na área de comunicação, em agências de propaganda integrada e outras áreas, como branding, digital e ativação promocional, no atendimento a clientes dos mais diversos segmentos. Entre as agências que já trabalhou, estão, Lowe Loducca, Lowe Lintas SF (CA) e Age.
Regina Ponte, diretora de mídia
Há 15 anos na área de mídia, é formada em publicidade e propaganda, com especialização em marketing, pela Universidade Mackenzie. Já trabalhou com clientes de diversos segmentos.
Anderson Lima, diretor de produção
Na agência desde 2000 atuando efetivamente na área de produção. É responsável pelos departamentos: RTVC, ArtBuyer e Produção Gráfica. Com 18 anos de experiência no mercado publicitário, agrega em seu currículo diversos cursos de especialização na área, entre eles, Artes Gráficas (Senai) e atualizações em workshops na Europa e Estados Unidos.
Clientes
– ArtEEdições
– Bradesco
– Bradesco Cartões
– Bradesco Seguros: CicloFaixa de Lazer / Movimento Conviva.
– Complexo Tatuapé: Shopping Metrô Tatuapé e Shopping Metrô Boulevard Tatuapé.
– Parque da Mônica
– Pernod Ricard: Montilla / Ballantine’s / Bala Brasil/ Passport / Jameson / Chivas / Absolut / Orloff.
– Italac /Nilza
– Tetra Pak
– ONSV
– Sinditelebrasil.
– Sony
– WAP – World Animal Protection
– Koin
– Federação Paulista de Ciclismo
Executivos
– Paschoal Fabra Neto, sócio-presidente de criação
– Fernando Quinteiro, sócio-presidente de planejamento e atendimento
– Fábio Matuck, CFO da F&Q Brasil
– Antônio Costa Neto, VP de criação
– Marcelo Raimondi, diretor de criação e tecnologia
– Emília Tutae Ogata, diretora de criação e design
– Odair Antonio Gualtieri, diretor de criação e design
– Sabrina Thomé, diretora de planejamento
– Raquel Alvares, diretora de grupo de contas
– Vanessa Tordino, diretora de grupo de contas
– Regina Ponte, diretora de mídia
– Anderson Lima, diretor de produção
Cases:
Ballantine’s Brazil
Para lançar uma variante do whisky Ballantine’s, a F&Q e a Pernod Ricard Brasil criaram o projeto Mix it with Brasil (“misture com o Brasil”), em que seis escoceses vieram ao Brasil para passar uma temporada em Pernambuco e vivenciar experiências para promover o intercâmbio cultural entre os países, dando vida ao conceito da variante.
Os participantes ficaram hospedados em uma casa localizada em uma praia paradisíaca no litoral sul de Pernambuco. Participaram de desafios diários com elementos da cultura regional, visitaram pontos turísticos do Recife, de Olinda e de Caruaru e interagiram com formadores de opinião locais, como blogueiros, DJs, músicos e chefs.
Toda essa experiência deu origem a 11 episódios, que foram divulgados na fan page da marca no Facebook (www.facebook.com/ballantinesbr), no YouTube, no canal da Ballantine’s (www.youtube.com/user/ballantines), e também no Instagram (www.instagram.com/Ballantinesbr). A ação contou ainda com o hot site www.mixitwithbrasil.com.br e um suporte de mídia com diversos frontlights e backbuses espalhados no Recife. A web série registrou mais de dois milhões de views dos episódios, atingindo os KPIs da campanha na metade do projeto.
Ballantine’s Lab
A marca Ballantine’s tem em seu DNA o conceito de “provocar as pessoas a encontrar suas verdades e serem autênticas”. Com essa proposta, foi desenvolvido o Ballantine’s Lab, um labirinto com 32 salas interativas. Os caminhos a serem seguidos eram definidos conforme as escolhas dos participantes, de acordo com sua personalidade. O espaço foi montado no Marco Zero do Recife, e foi a maior ativação da marca na cidade. A agência foi responsável pelo desenvolvimento da ideia, definição do conceito e implementação. Também foi feita toda a gestão de conteúdo no Facebook, Snapchat e Instagram. Sucesso de público, a ação aproximou os consumidores de bebida de uma maneira lúdica e inusitada e possibilitou que as pessoas vivenciassem o propósito da marca.
Tetra Pak – Plástico Verde
Para o lançamento das novas embalagens da Tetra Pak, a agência pintou de verde a capa dos principais jornais de São Paulo, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Com as chamadas “Não foi só o seu rádio que acordou mais verde hoje” e “Descubra por que não foi só este banner que acordou mais verde hoje”, a notícia de que as embalagens cartonadas da marca passaram a ser produzidas no Brasil com polietileno à base de cana-de-açúcar, também percorreu os principais rádios e portais de internet do país. A nova matéria-prima, desenvolvida pela Braskem em parceria com a Tetra Pak, está alinhada ao compromisso da marca com o meio ambiente. Depois dessa iniciativa, além de 100% recicláveis, as embalagens passaram a contar com mais matérias-primas de fontes renováveis.
Montilla – Gambis Montilla
A F&Q Brasil com o objetivo de reaproximar Montilla dos jovens e dar um refresh na marca, produziu uma série on-line com tutoriais criativos e de improviso para diversas situações cotidianas, dando um toque de ousadia para a marca. No melhor estilo “faça você mesmo”, com total referência ao termo “gambiarra, os vídeos trazem semanalmente, com irreverência e espontaneidade, a turma do Mr. Gambis – formada por, além do próprio Mr., RumMário, Gambriel e Gambriella.O conteúdo foi disponibilizado no canal da marca no YouTube, e o seu sucesso resultou no desenvolvimento de uma segunda edição, que reforçou a expertise digital da agência. A web série teve cerca de 5.6 milhões de views e a segunda temporada já tem entregue resultados superiores ao KPI estabelecido.
Complexo Tatuapé
Há dez anos, a agência atende o Complexo Tatuapé, formado pelo Shopping Metrô Tatuapé e pelo Shopping Metrô Boulevard Tatuapé. O fluxo de visitantes do empreendimento ao longo desse período passou de 80 mil pessoas por dia para 120 mil. Uma parceria longeva e de resultados, que vai além do desenvolvimento de campanhas institucionais e de varejo e ações promocionais. Com concorrência acirrada na região, o Complexo Tatuapé está sempre à frente com eventos inovadores, criativos e que fidelizam seus visitantes. Com o objetivo constante de gerar fluxo para o shopping fora das datas comemorativas, a F&Q Brasil criou o Garimpo Tatuapé. Uma iniciativa que conta com um blog e encartes distribuídos nos principais veículos da região para manter uma comunicação constante com seus consumidores, envolver e valorizar a relação com os lojistas, promovendo gratuitamente os produtos selecionados para cada edição.
Movimento Conviva
Com as bicicletas cada vez mais fazendo parte das ruas de São Paulo, e as pessoas passando a usufruir o espaço público da cidade, aprender a compartilhar esse espaço passou a ser uma questão de segurança e cidadania. Diante dessa realidade, a F&Q Brasil criou o Movimento Conviva, com o objetivo de promover a coexistência harmoniosa de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres. A iniciativa está atrelada ao projeto CicloFaixa de Lazer de São Paulo, com ativações promocionais semanais com mensagens educativas pelo circuito, empréstimo gratuito de bicicletas, apoio gratuito dos ciclistas mecânicos, voluntários do Instituto CicloBR e patrocínio ao Bike Tour SP.
A F&Q Brasil é responsável pela criação do conceito do movimento, pelo desenvolvimento e conteúdo do site oficial, e também a definição e gestão de informações da página oficial no Facebook. Além disso, a agência desenvolveu filmes que reforçam as mensagens de conscientização e a importância de entender o papel e a responsabilidade das pessoas, quando atuam como motoristas, ciclistas e pedestres. O conteúdo está disponível no canal oficial do movimento no YouTube.
No seu lançamento teve 3.094.422 visualizações, já no Facebook foi registrado um crescimento de 1200% de fãs e houve um aumento no número de acessos ao site de 290%.
Banco Bradesco
Com o desafio de alavancar as vendas do crédito consignado na rede de agências, a F&Q Brasil, desenvolveu a comunicação para a campanha sazonal que incluiu definição do nome da ação, estratégias de merchandising e material de ponto de venda.
CicloFaixa de Lazer Bradesco Seguros
Idealizada pela F&Q Brasil para a Bradesco Seguros, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a CicloFaixa de Lazer Bradesco Seguros é uma das inciativas mais marcantes da agência, já que trouxe uma nova opção de lazer gratuita e foi abraçada pelos paulistanos como uma das grandes ações para melhorar a relação com a cidade. A agência é responsável por sua criação, implementação, gerenciamento, além de ativações em datas comemorativas, como por exemplo, o trenó do Papai Noel puxado por ciclistas e a CicloFaixinha no mês da criança. Inaugurado em 2009, o projeto nasceu com o objetivo de oferecer uma opção de lazer segura e saudável, e seu percurso interliga os principais parques da cidade. A ideia das mentes criativas foi “devolver” a cidade aos paulistanos e promover uma integração maior do cidadão com o município. A CicloFaixa de Lazer Bradesco Seguros ganhou força ao longo dos 6 anos, passou de 10 km para mais de 120 km de extensão. Aos domingos e feriados nacionais circulam mais de 120 mil paulistanos pelos seus trajetos, ao longo da sua história já circularam mais de 29 milhões de pessoas. Mais de mil voluntários fiscais auxiliam na segurança das travessias, e 50 ciclistas mecânicos, em parceria com o Instituto CicloBR, oferecem reparos gratuitos em todo o circuito. Há uma média de mil empréstimos de bicicletas registrados por ativação.
Pro bono
Com quase 20 anos de existência, dos quais dez com a F&Q Brasil, o Carpe Diem tornou-se especialista em apoiar a empregabilidade de pessoas com deficiência intelectual. Porque gosta de causas, a agência desenvolveu a marca, o posicionamento e contribuiu para a divulgação de suas ações, por meio da criação de conteúdos de comunicação, folhetos, catálogos e informativos, além do filme para divulgar o novo posicionamento do Instituto Carpe Diem.
Mais um exemplo de que a causa vale a pena é o Observatório Nacional de Segurança Viária. A F&Q tornou-se parceira do ONSV, com o intuito de alavancar o assunto da segurança no trânsito e contribuir de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no país. A agência é responsável pela comunicação e criação de peças publicitárias para projetos como o Movimento Maio Amarelo e a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, realizada em novembro de 2015. Além disso, desenvolveu a campanha em prol do Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, com o mote “as pessoas acham que acidentes de trânsito só acontecem com os outros”, em que foram criadas peças publicitárias de forte apelo emocional para impactar e conscientizar o público sobre a importância da segurança e do respeito às leis no trânsito.
A F&Q Brasil também se identifica com causas ambientais e, por isso, desenvolveu, em parceria com a World Animal Protection, uma campanha para alertar a população sobre a crueldade, sofrimento e morte de milhares de botos amazônicos. A agência criou uma campanha sobre como esses animais são usados de isca para pescar a piracatinga, um peixe que, quando consumido pelo ser humano, oferece riscos à saúde pública. Pescado no Brasil e vendido amplamente em mercados na Colômbia, teve sua comercialização proibida em 2015 em todo o território nacional. O trabalho incluiu conteúdo para o site e campanhas on-line.