Nascida há 53 anos na cidade de Boise, no estado de Idaho, nos Estados Unidos, a IFEA (International Festivals & Events Association) começou a organizar seu braço latino-americano – o IFEA Latin America – em 2006 e agora efetiva a sua presença na região com o lançamento do seu capítulo brasileiro chamado de Associação Brasileira de Festivais e Eventos Especiais. A entidade, que é focada apenas em eventos de celebrações que contam com patrocínio de empresas, tem como presidente Daniel Baldacci.

A aproximação com o mercado brasileiro se dá a partir da divulgação da sua premiação anual chamada de Pinnacle Awards, cuja próxima edição está marcada para setembro nos EUA. A IFEA já conta com a adesão de 12 empresas de produção de eventos – entre elas Divina Comédia, Playcorp (que faz o réveillon da Avenida Paulista), Dream Factory e Banco de Eventos – que inscreverão cases no Pinnacle deste ano. A Divina Comédia, por exemplo, comandada por Sérgio Ajzenberg, inscreverá no prêmio o case Telefônica Trio Tons, projeto que traz shows de artistas como Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata e Frejat. Segundo Ajzenberg, a adesão à IFEA no Brasil se dá pela carência que o mercado nacional possui de entidades e premiações focadas somente em eventos patrocinados por empresas, o que geralmente demanda da produtora um nível de profissionalização grande.

Há no Brasil a Associação de Marketing Promocional (Ampro) que representa o Globe Awards, mas a diferença, segundo Ajzenberg, é que o prêmio foca bastante o lado promocional e não especificamente o evento em si. Segundo o presidente da IFEA, Daniel Baldacci, a entrada na América Latina acontece a partir do Brasil e em breve está prevista a abertura de capítulos da entidade na Argentina, no Chile e no México. Ainda segundo ele, após concentrar as empresas brasileiras em torno do prêmio, será feito um trabalho nos Estados Unidos para divulgar a imagem das companhias nacionais de eventos no exterior.

Ruy Barata Neto