iG discute transmedia storytelling com o mercado
Nesta terça-feira (21), o portal iG realizou a 2ª edição do iG Digital Day, evento voltado para publicitários e anunciantes no qual se discutiu o conceito de transmedia storytelling, que utiliza convergência de mídias e entretenimento multi-plataforma para divulgar marcas como conteúdo.
O evento contou com a participação de Mark Warshaw, presidente da Flatworld Intertaiment – agência especializada em produção de conteúdo para transmedia storytelling – que mostrou cases de sucesso, como a experiência online do seriado Heroes e as iniciativas de publicidade e marketing do seriado Smallville. Warshaw lembrou as mídias tradicionais, como impresso
e TV, e afirmou que é preciso mudar o jeito como se trabalha com elas. “A velha mídia não está morta, mas sim a forma como lidamos com ela”, disse.
O especialista ressaltou que apenas colocar um programa de TV na internet não é aplicar o conceito. “Transmedia estende a história para outras plataformas, não apenas a duplica. Você precisa levar sua história para as massas de diferentes formas em diversas plataformas”, explicou.
O publicitário Maurício Mota também participou do encontro e completou a explanação de Warshaw dizendo que conteúdo e marcas sempre foram “amigos” e que isso se repete no transmedia storytelling. “O vício pelo ineditismo nos impede de inovar como que já foi feito e esquecemos da essência do que pode ser desenvolvido. Podemos contar uma história, de diferentes formas em diferentes plataformas e ao mesmo tempo, ter parcerias com marcas de
maneira criativa. O segredo é que marca, mídia e público estejam em harmonia”, comentou.
Mota afirma que o Brasil tem um grande potencial para o transmedia storytelling, principalmente por conta da relevância da internet no atual momento. “Transmedia não é mais uma palavra legal do momento. Ela é um conceito que pode ser trabalhado por qualquer marca e a internet é um meio para isso”, disse.
Por Maria Fernanda Malozzi