Igor Puga trocará ID por DM9DDB
Igor Puga está de saída da ID, agência digital que ajudou a fundar em 2007 e na qual respondia como sócio e diretor-executivo. O profissional reforçará o time da DM9DDB a partir de setembro. Em sua nova casa, Puga responderá como CIO (chief interactive officer), novo cargo criado pela agência para receber o reforço.
“Vou ter uma atuação transversal. Mais do que o limite de um departamento, vamos tentar implementar o pensamento digital em todas as áreas da agência. Aproveitaremos as capacidades dos profissionais que já integram a equipe e, caso haja a necessidade, montaremos núcleos e times-satélite específicos para o digital, de tecnologia etc. A ideia, porém, é construir o time de internet dentro de toda a DM9. Será um trabalho árduo de gestão”, analisa Puga.
A DM9 não tinha alguém em função semelhante em sua equipe até então. Mais voltado à criação, Marcelo Páscoa atuava como head digital, mas deixou a equipe em junho rumo à Coca-Cola, no Rio de Janeiro.
Com sua chegada à nova casa, Puga deixa a sociedade da ID, nascida como spinoff do braço digital da Lew’LaraTBWA. A operação fica agora nas mãos de Domenico Massareto, também fundador e diretor de criação, e do grupo Omnicom – a rede TBWA deixou participação acionária em 2012, assumida diretamente pela holding. Puga será substituído por Camila Costa, ex-F.biz. Ela dividirá a direção-geral executiva da agência com Massareto (também CCO) e passa a integrar o quadro societário da operação (leia mais aqui).
Puga começou sua carreira como trainee de mídia na Publicis, em 1999, passando os dois anos seguintes nas equipes de iG e Terra. Retornou ao mercado de agências em 2003 na JWT, como gerente de mídia online, chegando à Africa em 2005 para ocupar o mesmo posto, até seguir rumo à ID em 2007. Nessa trajetória, teve indiretamente o início de sua aproximação com a DM9. “Trabalhei dois anos na Africa e compartilhava por lá algumas contas importantes com a DM9, como Vivo e Ambev. Outra coincidência é que eu trabalhei muito tempo com o Adrian Ferguson (vice-presidente de mídia da DM9), na Africa; e Marco Versolato (VP de criação), pela ligação da ID com a Lew’Lara”.
Com a liderança da agência estruturando o novo posto para reforçar o pensamento interativo e digital em sua equipe, o nome de Puga foi ventilado. “Conversei com algumas pessoas de forma bem informal no começo. Porém, na medida em que a DM9 começou a amadurecer o modelo novo para abordar inovação, me interessei pelo que eles iam fazer e me encantei com a possibilidade. Do outro lado, eles se mostraram interessados em me ter aqui para esse projeto”, revela o novo CIO, que celebra o timing da de sua chegada, juntamente com a conquista da conta digital de McDonald’s. “Ganhei na Megasena por ter chegado aqui no mesmo mês que eles ganharam um cliente desse porte”, brinca.
*colaborou Keila Guimarães