Ikaro Kadoshi e Nike lançam série sobre diversidade no esporte

'Orgulho em Movimento' aborda inclusão e representatividade em seis episódios com atletas e coletivos LGBTQIAPN+

O apresentador e artista Ikaro Kadoshi lançou, com apoio da Nike, a série 'Orgulho em Movimento', produção que discute diversidade e inclusão no esporte a partir de histórias reais.

Com seis episódios, o projeto estreia nesta segunda-feira (10), e reúne atletas, coletivos e profissionais que utilizam o esporte como ferramenta de pertencimento e transformação social.

Segundo estudo da Nix Diversidade, em parceria com a Nike, 42,8% das pessoas LGBTQ+ no Brasil afirmam não ter acesso ao esporte por medo de discriminação, e 68,3% já presenciaram casos de LGBTfobia em ambientes esportivos.

Entre os participantes, estão a capitã da Seleção Brasileira de Vôlei, Gabi Guimarães, e os atletas Michael Santos, Maique Reis e Serginho Escadinha. No episódio 'O Poder de Ser Quem Sou', Gabi fala sobre representatividade e liberdade de expressão no esporte.

A série também traz histórias de coletivos como o Real Centro FC, formado por homens gays, o Instituto Meninos Bons de Bola, que acolhe pessoas trans e não binárias no futsal, e o Angels Volley, grupo de mulheres trans.

“Orgulho em Movimento, que faz parte da celebração dos meus 25 anos de carreira, nasceu da vontade de amplificar conversas e valorizar histórias que provam que, mesmo diante de tantos desafios, é possível viver nossa verdade, nas arquibancadas, nas quadras e nos pódios mais disputados do mundo”, comenta Ikaro Kadoshi.

“Para que mais pessoas possam vencer, integrar as vozes de nossos atletas, catalisadores culturais e parceiros comunitários é essencial para impulsionar esse movimento. Acreditamos que a construção de um esporte mais inclusivo é uma conquista que só alcançaremos como um time”, afirma Bruno Teixeira, gerente executivo de comunicação e propósito da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.

Os episódios de Orgulho em Movimento estarão disponíveis gratuitamente no YouTube e nas redes sociais de Ikaro Kadoshi.

Imagem do topo: Divulgação