Imagens acessam mais informações sobre emoção
Estudo foi feito com mais de 100 homens, com idade entre 20 e 28 anos, com uma particularidade: todos tinham muitos pelos no corpo
As imagens atingem a emoção, facilitam o entendimento do discurso, trazem mais insights para a criação e ampliam o volume de informações, além de tornarem a obtenção de respostas mais rápida e direta. Essas foram as conclusão do estudo Como as imagens podem revelar a verdade por trás do discurso do consumidor?, feito por Mario Narita, diretor-geral da Narita Design & Strategy.
O estudo foi feito com 116 homens, com idade entre 20 e 28 anos, a maioria solteiro e com uma particularidade: todos possuíam muitos pelos no corpo e não realizavam nenhum tipo de procedimento de depilação. O método via imagens obteve respostas 20 vezes mais rápidas que o método tradicional, de perguntas e respostas.
Além disso, a pesquisa revelou que os conteúdos também se mostraram mais emotivos – foram 44% mais respostas emocionais por meio de imagens – ao passo que o segundo método, o entrevistado tendia a racionalizar as respostas. “As pessoas tendem a mentir em três ocasiões: sobre pressão, quando se exigem respostas rápidas e quando você não quer estragar a sua imagem”, conta Mario Narita.
As imagens, afirma Narita, simplificam o entendimento e facilitam a identificação e expressão de sentimentos. “A imagem vai direto nas emoções, você nem pensa”, destaca.
A tese, que foi aprovada no curso de MBA da Berlin School of Creative Leadership, defende que o método via imagens consegue acessar os sentimentos profundos, como a necessidade de pertencimento e relacionamento. Já o método de pergunta e resposta traz aspectos puramente racionais.
Os entrevistados responderam como eles se sentiam depilados. A conclusão dos dois métodos se assemelhava. Ambos mostravam a limpeza e a refrescância como desejo final. “Porém, houve a necessidade de um aprofundamento mais detalhado sobre o resultado, pois, na cultura brasileira, o fator limpeza é um primordial e deveria ser desconsiderado para observarmos outros fatores de segundo plano”, diz. “Assim, em uma análise mais aprofundada, novamente fatores emocionais se destacaram no conjunto obtido pelo método via imagens”, complementa.
Límbico
O estudo busca, entre outras coisas, aprimorar os processos de pesquisas do mercado, sempre com foco no conhecimento das emoções humanas. Desde 2013, a Narita Design & Strategy utiliza o Processo Límbico. O método proprietário da empresa de design já foi utilizado em anunciantes como AmBev, Bic e Boticário, entre outros.
O estudo parte de uma série de estímulos visuais, elaborados por um time formado por uma psicóloga e profissionais de criação e planejamento, e tem a meta de identificar quais as formas, as cores e as ideias que acionam o Sistema Límbico (região cerebral responsável pelas emoções) do público-alvo.
“Mesmo com inúmeros cases bem-sucedidos, que utilizaram o Processo Límbico em criações de posicionamento e portfólio de produtos, achava importante ter um aval acadêmico. E foi justamente isso que conseguimos com a aprovação da tese. A literatura que envolve o tema como: mentir, atuação do cérebro, comportamento humano, psicologia atitudinal e técnicas de investigação só deram mais corpo e base para o Processo Límbico, que evoluiu muito ao longo dos anos”, diz a Narita.