Imobiliárias se unem para mobilizar setor com investimentos

Pela primeira vez, o Estadão reuniu as maiores imobiliárias do país para criar uma mobilização do setor e oferecer oportunidades de imóveis na Grande São Paulo, litoral e interior. A ideia, segundo Flavio Pestana, diretor-executivo comercial do Estadão, é mostrar que investir em imóveis, em um período de instabilidade econômica, é uma opção segura.

“Como estamos vivendo um ano muito difícil, buscamos uma iniciativa inédita de reunir todas as seis maiores imobiliárias e fazer uma grande campanha recomendando ao público que analise seriamente a possibilidade de compra neste momento e que invista em imóveis”, conta Pestana. “Pela primeira vez juntamos, numa só campanha, todas as imobiliárias que são grandes concorrentes entre si”, conta.

O projeto é colaborativo e envolve todo o mercado imobiliário, desde incorporadoras, construtoras até imobiliárias como Abayaram, Brasil Brokers, Fernandez Mera, Itaplan, Habitcasa e Lopes.  “É uma  iniciativa absolutamente inédita e histórica. Inteligência,  arrojo e criatividade foram os atributos básicos para construir uma das mais importantes parcerias entre a mídia e o setor privado, com objetivo de desenvolver o mercado de forma tão inovadora”, opina Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

Segundo o Secovi-SP, o mercado imobiliário vem procurando se adequar à atual conjuntura econômica e à sequência de notícias negativas, como o aumento da taxa de juros e a restrição de crédito imobiliário pela Caixa. Os meses de março e abril apresentaram crescimento das vendas de imóveis novos em  São Paulo em relação aos primeiros meses do ano, porém é cedo para afirmar que o mercado imobiliário esteja se recuperando. “Apesar do cenário econômico difícil, há demanda e o ambiente é de oportunidade para quem deseja adquirir um imóvel”, garante o presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes.

Pedro Atílio Cesarino, CEO da Archote, agência especializada em marketing imobiliário que assina a campanha “Imóvel é no Estadão”, diz que esta é uma atitude forte para chamar a atenção do consumidor. “A ideia maior é a valorização do mercado imobiliário. Este é o mote da campanha”, diz. “O recado é ‘compre agora porque o mercado não vai ter condições melhores no futuro’. Estamos alertando aos consumidores. Quem tem condições e quer comprar, o momento é agora”, diz Cesarino.

Com anúncios impressos para o jornal O Estado de S. Paulo e revistas, televisão, rádio e digital, a ação mostra uma série de argumentos para comunicar que o momento é favorável à compra de imóveis. “Mostramos ao público que é um bom momento. Primeiro, pela instabilidade na economia; segundo, porque em São Paulo tem um novo plano diretor que está mudando toda forma de regulamentação para construção de imóveis, então vão ficar mais caros. Os que estavam prontos antes da lei são imóveis que não vão mais existir no futuro, pois não poderão ter a mesma altura e quantidade de garagens. Os novos imóveis serão mais restritivos e mais caros do que os que estão prontos hoje ou mesmo em fase final de construção. Terceiro, existe estoque alto e quem quer vender está aberto para discutir preço e  propostas; e quarto, a virada da economia e o grande volume de saque na poupança fez com que os financiamentos imobiliários ficassem mais difíceis. Tudo isso mostra que é um momento adequado para quem pretende investir”, argumenta Pestana.

A campanha encaminha os interessados para o site da promoção onde é preenchido um cadastro com o tipo de imóvel que a pessoa quer e, conforme seu interesse, as oportunidades são apresentadas.

A criação é de Lucinéia Thomaz e Qau Silva com direção de criação de Ricardo Moura, da Archote. A agência online é a ID360. A produção do filme é da Mono 3D Studio de animação e o som é da Idea Criative Music.

A ação começou na última quinta-feira (2) e vai até o dia 20 de agosto. “Espero que tenha muitos bons resultados”, projeta Pestana.