Transferir a porcentagem do budget da campanha de TV para novas mídias e internet é o que aposta Johan Landmark, diretor global de mídia e gastos comerciais da InBev. “Aos poucos estamos tirando o dinheiro investido em TV e passando para novas mídias. E isso é o que outras empresas também estão fazendo, principalmente nos Estados Unidos e Leste Europeu”, diz.
Um exemplo citado por Landmark sobre novas mídias foi o caso de Stella Artois, que antes tinha 60% de seu budget investido em publicidade para TV e agora destina apenas 5%. Mídia impressa e rádio também perderam espaço no orçamento: passaram de 20% e 25%, respectivamente, para 10%, ambas. Porém, ainda há dificuldade em se mensurar as novas mídias, mas mesmo assim, Landmark recomenda que os anunciantes dêem atenção e invistam nelas.
Landmark participou do III Fórum Internacional de ROI, promovido pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e, além desse tema, também mostrou como a InBev (fusão da AmBev com a belga Interbrew e que recentemente adquiriu a Anheuser-Busch, detentora da Budweiser) administra seu marketing global e o dinheiro destinado às campanhas publicitárias.
por Maria Fernanda Malozzi