Indígena, Michele Gonzaga busca promover a diversidade em projetos

Head de marketing, projetos e eventos do Terra lidera iniciativas comerciais que, além de enaltecerem as marcas, dão voz à minorias em prol da inclusão

Michele Gonzaga constrói sua carreira e busca trabalhar com um olhar atento para a diversidade. Ela estudou em escola pública até conquistar uma bolsa de estudos para ingressar na Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursar comércio exterior. Como mulher, a executiva já representa muita coisa com sua posição de liderança, mas, como mulher indígena, amplia ainda mais a força da representatividade no mercado.

Seu início profissional foi na área financeira do Banco Itaú, seguido da General Motors. Ao passar pelo iG, iniciou sua transição para o setor de mídia, atuando em planejamento financeiro e dados, mas foi no UOL onde deu os primeiros passos na venda de publicidade digital, após um período no back office, migrando para a área comercial.

A partir daí, passou por empresas como HotWords, Editora Três, Webedia e Outbrain e, durante a pandemia, ingressou no universo dos e-Sports como head da agência que iniciou a operação do Facebook Gaming no Brasil. Depois de uma passagem pelo Kwai, chegou ao Terra, onde hoje ocupa a nomeação de head de marketing, projetos e eventos.

Michele: “Sabemos que os desafios delas não se limitam ao ambiente de trabalho” (Divulgação)

Com sua posição, Michele busca promover mudanças significativas e construir meios para amplificar vozes. Para ela, sua origem incentiva, sim, muitas de suas ideias. “O nosso ‘background’ sempre influencia, direta ou indiretamente, o nosso julgamento e decisões. O meu lugar de mulher, indígena e de origem humilde, sempre me colocou numa posição mais empática com questões sociais, de raça e gênero e isso se refletiu na minha decisão de vir para o Terra, por exemplo”, conta a executiva.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 10 de março de 2025