Um anúncio veiculado no último fim de semana, na revista Veja, pela operadora de viagens CVC, causou “total indignação” da indústria de calçados. A peça, criada pela Publicis Red Lion, divulgava o vale-viagem da empresa como uma opção de presente para o Dia dos Pais e trazia a frase “Em vez de dar um sapato, leve seu pai para comprar um na Itália”. Em comunicado divulgado nessa terça-feira (2), o Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), pólo de produção de sapatos masculinos, declarou que “em sua campanha para o Dia dos Pais, a CVC Turismo age com total desrespeito à indústria calçadista nacional, já que estimula a compra de calçados em outro país”.
“O crescimento e desenvolvimento de um país depende da união, não só do setor em questão, mas de todos os segmentos produtivos, motivo que faz a atitude da CVC ser considerada como lamentável”, acrescentou o documento. O anúncio virou alvo de um procedimento ético aberto pelo Sindifranca junto ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), alegando que a peça prejudica o desenvolvimento da indústria nacional e, portanto, infringe a Constituição Federal e uma das normas do Conar.
Em resposta, a CVC afirmou que o anúncio não será veiculado novamente. “A CVC Turismo esclarece que em nenhum momento teve a intenção de desestimular o consumidor a comprar calçados nacionais. O único intuito da peça era promover, de forma bem humorada, o vale-viagem CVC. Reconhecemos que não fomos felizes nesta abordagem publicitária e informamos que ela não será mais usada. É nossa capacidade de ouvir e de nos aprimorar que nos faz crescer. Por isso, agradecemos pelas manifestações recebidas, porque através delas tivemos a oportunidade de ajustar rapidamente os rumos da comunicação do vale-viagem”, informou, em comunicado.