Indústria calçadista repudia anúncio de Dia dos Pais da CVC
Um anúncio veiculado no último fim de semana, na revista Veja, pela operadora de viagens CVC, causou “total indignação” da indústria de calçados. A peça, criada pela Publicis Red Lion, divulgava o vale-viagem da empresa como uma opção de presente para o Dia dos Pais e trazia a frase “Em vez de dar um sapato, leve seu pai para comprar um na Itália”. Em comunicado divulgado nessa terça-feira (2), o Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), pólo de produção de sapatos masculinos, declarou que “em sua campanha para o Dia dos Pais, a CVC Turismo age com total desrespeito à indústria calçadista nacional, já que estimula a compra de calçados em outro país”.
“O crescimento e desenvolvimento de um país depende da união, não só do setor em questão, mas de todos os segmentos produtivos, motivo que faz a atitude da CVC ser considerada como lamentável”, acrescentou o documento. O anúncio virou alvo de um procedimento ético aberto pelo Sindifranca junto ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), alegando que a peça prejudica o desenvolvimento da indústria nacional e, portanto, infringe a Constituição Federal e uma das normas do Conar.
Em resposta, a CVC afirmou que o anúncio não será veiculado novamente. “A CVC Turismo esclarece que em nenhum momento teve a intenção de desestimular o consumidor a comprar calçados nacionais. O único intuito da peça era promover, de forma bem humorada, o vale-viagem CVC. Reconhecemos que não fomos felizes nesta abordagem publicitária e informamos que ela não será mais usada. É nossa capacidade de ouvir e de nos aprimorar que nos faz crescer. Por isso, agradecemos pelas manifestações recebidas, porque através delas tivemos a oportunidade de ajustar rapidamente os rumos da comunicação do vale-viagem”, informou, em comunicado.