Indústria do plástico investe R$ 7 milhões para reduzir consumo de sacolas
No ano passado, foram 18 bilhões de sacolinhas plásticas usadas pelos supermercados para embalar mercadorias. A ideia da Plastivida – Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos é reduzir esse volume para 16,7 bilhões neste ano. Para incentivar o reciclo, redução e reuso das embalagens, a ONG comandada pelo executivo Francisco Assis Esmeraldo inicia na próxima sexta-feira (11) a veiculação da campanha “Sacolas plásticas”, criada pela W/ com orçamento de mídia de R$ 7 milhões e cujo flight nos canais de mídia está agendado para até o final de dezembro. Só a família de marcas do Grupo Pão de Açúcar contabiliza 35% de redução do uso de sacolinhas no ano passado.
A ONG também propõe a adesão à norma 14.937 da ABNT (Associação Brasileira de Normas-Técnicas) que prevê embalagens mais resistentes e que permitam a acomodação de até seis quilos de mercadorias, medida que também ajuda na redução e na segurança.
A Plastivida tem consciência da importância das sacolinhas no embalo do lixo residencial. É uma das formas de reuso sustentável do material que exige cerca de 200 anos para ser depurado pela natureza. Apenas na cidade de São Paulo são produzidas 18 mil toneladas de lixo por dia.
A ONG encomendou pesquisa ao Ibope na qual mais de 70% dos entrevistados “acham que sacolas plásticas são a forma ideal para transportar suas compras e 100% a reutilizam para o descarte do lixo doméstico e embalar roupas molhadas”, por exemplo.
A campanha conta com o apoio da ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis) e INP (Instituto Nacional do Plástico).
por Paulo Macedo