Indústria ligada à educação se mostra otimista com volta às aulas
Com o avanço da vacinação, marcas como Faber-Castell e BIC, mesmo cautelosas, investem em campanhas, esperando aumento nas vendas
As empresas ligadas à educação, como BIC e Faber-Castell, têm boas expectativas em relação a volta às aulas. A Faber-Castell, por exemplo, espera um aumento de 30% nas vendas de produtos de papelaria, em relação ao mesmo período de 2021. “Esse aquecimento se deve, especialmente, em função do avanço da vacinação e consequente perspectiva de normalização das aulas presenciais”, declara Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell.
Rodrigo Iasi, diretor de marketing da BIC, vai na mesma linha e afirma que a empresa está otimista, mas “analisa o mercado com cautela, pois, devido a todo o cenário de pandemia há quase dois anos, a situação pode ainda sofrer mudanças”.
“Em papelaria, o que podemos destacar, é que a volta às aulas dos EUA e México, que ocorreram durante julho e agosto de 2021, teve ótimos resultados para a BIC, registrando um crescimento de duplo digito, sendo mais uma razão para estarmos otimistas com o que está por vir no Brasil”, afirma.
Ambas empresas sentiram, como todo mundo, o impacto da redução de consumo. A Faber-Castell não revela de quanto foi a queda. Diz apenas que teve de se adaptar ao novo cenário. Ela afirma que, mesmo com todas as dificuldades, entenderam que poderiam contribuir de diversas formas positivas com os consumidores e clientes.
“Nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento criativo e a educação continua orientando nossa estratégia. Por isso, demos sequência a lançamentos importantes, além da manutenção das linhas habituais mais demandadas durante a volta às aulas”, conta, acrescentando: “Estamos otimistas com a retomada gradual do segmento, especialmente considerando a volta às aulas presenciais, e seguiremos investindo em ações que estejam atreladas ao nosso propósito de negócios de nos posicionarmos como uma marca que tem produtos e serviços voltados a estimular a criatividade nas mais diferentes formas”.
Iasi revela que 2021 foi um ano muito difícil para o mercado de modo geral, mas como a BIC trabalha com três categorias diferentes, conseguiram atingir um equilíbrio no faturamento entre elas, “tornando a operação no Brasil sólida e financeiramente saudável”.
“Em papelaria, tivemos uma queda nas vendas em relação ao ano anterior, por conta da pandemia, que afetou, diretamente, o período de volta às aulas. Porém, no segundo semestre, o mercado já mostrou uma recuperação de 26% em relação a 2020”, afirma.
Segundo ele, em 2021, o mercado sofreu uma queda de 40% nas vendas durante o período, devido às aulas remotas. “Mesmo assim, registramos um crescimento de 1,5% em relação a 2020”, calcula.
Tanto a Faber-Castell como a BIC têm campanha para este período, já apostando no retorno às aulas. Segundo Flávia, dentro de uma estratégia de negócios voltada a ampliar o posicionamento de marca para além dos instrumentos de escrita, a Faber-Castell lança campanha institucional ‘A criatividade em suas mãos’, criada pela David.
“Nas peças – que incluem filmes para TV fechada, mídia online e conteúdo nas redes sociais –, a empresa reforça que a criatividade pode se manifestar das mais diferentes formas, mas que todas as ideias têm um ponto em comum: começam com um esboço, rascunho ou desenho com lápis da Faber-Castell, mas vão muito além dele”.
Tudo começa com papel e BIC é o mote da campanha de BIC, focada no uso da caneta e toda a sua relevância e tradição. “A comunicação reforça a importância que a caneta tem na construção de uma ideia ou do futuro de quem sonha em conquistar seus objetivos”, diz Iasi.
A ação, criada pela agência Hogarth, traz campanha que será veiculada na TV e redes sociais e mostra a versatilidade das canetas BIC. “Nosso objetivo é conectar ainda mais o público ao produto e mostrar que as canetas são e sempre foram grandes aliadas, fazem parte de cada passo da trajetória do estudante, do início ao fim. Até mesmo no lazer ou descanso”, comenta o diretor de marketing.
O home office implantado no mercado com a chegada da Covid-19 ao Brasil, de alguma maneira ampliou a atuação de empresas como a BIC. Para Iasi, o distanciamento social foi um movimento importante, que ajudou a alavancar as vendas, mas, assim como todos, teve de se “adaptar a uma nova realidade e buscar novas soluções para continuar impulsionando os negócios”.
“Por isso, intensificamos a nossa presença no e-commerce Mundo BIC, através de nossos parceiros de negócio, e desenvolvemos uma plataforma digital chamada O Poder das Cores, que disponibiliza conteúdos educativos gratuitos, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento educacional das crianças e suavizar o momento de quarentena nos lares das famílias”, comenta o executivo.
Segundo ele, após quase dois anos de pandemia, tiveram muitos aprendizados e também bons resultados, “registrando de 2019 para 2020, um crescimento de mais de 100% em vendas no e-commerce, com perspectivas de crescimento de 200% até o fim de 2021”.
IMPRESSÃO
A Epson também entrou em ritmo de volta às aulas, com a intenção de “modernizar o retorno e também promover a educação de adolescentes carentes de todo o país”. Sob o título Volta às aulas do bem, a empresa destinará parte da receita da venda de seus produtos para a fundação Abrinq.
A empresa afirma que, diferentemente da campanha anterior, focada em produtos específicos, a campanha de 2022, que se inicia em janeiro e vai até 15 de março, “incluirá todos os produtos do portfólio da Epson disponíveis no varejo, desde garrafas de tinta até impressoras e projetores”.
“A Epson considera a educação um pilar estratégico e por isso oferece um extenso portfólio de produtos e serviços para atender estudantes, professores e instituições de ensino dos mais diversos portes”, afirma Ana Pugina, gerente regional de marketing da Epson.
Segundo ela, exercitar a empatia foi uma das lições mais importantes dos últimos anos, e o período que precede a retomada escolar produz expectativas de um futuro melhor para os jovens. “É duplamente gratificante construir essa campanha junto à Abrinq, que segue determinada a apoiar a educação no país e a transformar positivamente a vida de tantos adolescentes”.
Entre os produtos indicados para famílias e estudantes, um dos destaques é a nova EcoTank L3250, modelo que é uma evolução da L3150 e é compatível com o gratuito aplicativo Smart Panel, que permite, segundo a empresa, o uso de modo mais fácil e inteligente dos principais recursos da multifuncional, sem a necessidade de um computador.