Influenciadores negros têm menor participação em campanhas
Os influenciadores negros têm menor participação em campanhas publicitárias e recebem menos por essas ações. Esses são os resultados da pesquisa “Um retrato sobre Creators Pretos no Brasil”, apresentada esta semana durante o Youpix Summit, evento sobre indústria e economia de creators.
O painel Black Influence contou com a participação de Lara Lages, líder de projetos na Sharp, e Ricardo Silvestre, fundador do Black Influence, e apresentou pela primeira vez o estudo, que pretende apontar com dados os mecanismos do racismo estrutural no mercado de influência. A pesquisa, realizada pela parceria da Squid, Youpix, Sharp, Black Influence e site Mundo Negro, ouviu mais de 760 creators e é a primeira fase de uma série de ações.
Entre os respondentes da pesquisa, que utilizou os critérios de identificação utilizados pelo IBGE, mais de 22% se consideram pardos e mais de 17%, negros. Ao serem questionados se já haviam participado de alguma campanha de publicidade, cerca de 64% dos respondentes disseram que “Sim”. Porém, no recorte racial, os influenciadores que se consideram pretos tem a menor participação entre as raças: pouco mais da metade já fez alguma campanha, mas a taxa está 17.2% menor que a média das respostas.
O estudo comparou, ainda, a diferença entre as categorias que os influenciadores pretos apontam como sua principal com as que as marcas os contratam para campanhas. Apesar de ser o 11º tema mencionado na lista, o tema Impacto Social figura em sétimo lugar entre os temas que as marcas abordam com influencers negros. O resultado sugere que os creators desse recorte ainda são mais contratados para abordar temas que abrangem racialidade e temas correlatos.
Outro resultado apontado pela pesquisa é a diferença de pagamentos entre criadores brancos e não-brancos. Ao comparar a média dos valores mínimos e máximos que os creators receberam em campanhas, existe disparidade entre os valores pagos entre as raças.
A média do valor máximo recebido por um creator preto é de R$ 1.626,83, enquanto a recebida por um influenciador branco é de R$ 4.181,01. A diferença é de mais de 50% inferior à média da pesquisa. Quando perguntados se já receberam menos em alguma campanha, mesmo tendo a mesma faixa de seguidores e engajamento semelhante com outro influenciador recrutado, 38% dos influenciadores pretos responderam que “sim”, sendo 16% maior que a média de respostas “Sim” da pesquisa.