Infoglobo quer internauta jovem para site móvel

A Infoglobo lança no mercado o site móvel de conteúdo “pop” XD, focado em informações e entretenimento. A novidade, que ainda está em formato beta e entra no ar em versão definitiva no dia 15 de abril, é dirigido primariamente ao público super conectado de 15 a 25 anos usuário de smartphones. Felipe Goron, diretor executivo de Mercado Anunciante da Infoglobo, diz que o projeto também ganhará um aplicativo. A intenção é atingir jovens de todo o Brasil, classes e regiões, e testar a que perfis o produto se adequará melhor. O XD não tem conexão direta com qualquer produto da Infoglobo, embora esteja sob o guarda-chuva do Extra.

Para desenvolver a nova plataforma, foram realizadas algumas pesquisas e serviu de inspiração o site do jornal britânico The Independent.  O projeto foi testado e aprimorado durante a edição mais recente da Campus Party, em janeiro, com a colaboração e insights de jovens programadores. O conteúdo manterá seu foco em notícias e variedades, repercutindo assuntos de grande visibilidade com irreverência e objetividade. No lugar de subdividir os posts por assunto, a segmentação é por emoção, utilizando o recurso vistual dos “emoticons” usados no ambiente mobile. A  identidade visual é simples e os textos, curtos e organizados por categorias como “Pra Rir”, “Pra Amar”, “Pra Chorar”, “Pra Espiar” ou “Pra Surtar”. Naturalmente, a intenção é que o material seja amplamente compartilhado nas redes.

Goron conta que a produção desse conteúdo será feita por uma equipe própria com 10 jornalistas e outros 10 profissionais da área de tecnologia. Ao mesmo tempo em que produzem conteúdo respeitando os padrões de qualidade da Infoglobo, eles também terão à sua frente uma tela com um grande dashboard para monitorar os temas de maior interesse dos jovens na web. A leitura é fundamental na escolha dos temas que serão transformados em posts originais. Não há uma preocupação específica com furos, apenas com uma curadoria bem feita dos assuntos de maior interesse. O site poderá inclusive receber informações do público via WhatsApp ou outros aplicativos de comunicação instantânea.

O modelo comercial do XD não será tradicional e terá seu foco em publicidade nativa, formato que reúne conteúdo editorial associado a marcas patrocinadoras e que, segundo destaca Goron, permite uma série de possibilidades criativas. Goron aposta que a plataforma despertará interesse de marcas que desejam um envolvimento maior com o público jovem. Uma das cotas, denominada “Brother”, além da exposição no site dará à marca um canal próprio de conteúdo dentro do XD. A Infoglobo está criando um núcleo de produção de conteúdo nativo para atender clientes e auxiliar as agências no desenvolvimento dos projetos, já que a Infoglobo conta hoje com uma audiência mobile da ordem de 10 milhões de visitantes únicos, sendo que ao todo os produtos Infoglobo atraem 30 milhões de visitantes.

Segundo Goron, a agência Pereira & O’Dell contribuiu para o desenvolvimento do conceito do produto.  Sua divulgação no mercado será feita com ações desenvolvidas internamente junto a formadores de opinião do target do XD nas redes sociais, e deve contar com ações futuras desenvolvidas pela Artplan, agência que atende à marca Extra.