Infográfico interativo mostra tendências criativas para 2015

Assim como acontece todo começo de ano, a Shutterstock acaba de lançar o infográfico global que apresenta as tendências criativas para 2015. Aguardado pelos profissionais de criação, a versão divulgada esta semana traz um formato interativo que permite explorar os estilos de imagens, vídeos e músicas que estão agradando os consumidores e devem conduzir os departamentos de criação das agências e empresas ao longo do ano. A empresa, que é líder mundial em fornecimento em material audiovisual licenciado, elabora o relatório anualmente a partir de uma análise das mais de 47 milhões de imagens em arquivo.

De acordo com o infográfico, existem três tendências universais que estão impactando diretamente em trabalhos de design, fotografia e vídeo. A primeira são os fundos desfocados por trás de textos. A segunda é a busca por uso de figuras simples e lineares em símbolos como o ICloud. As pesquisas por “ícones de linha” aumentaram 921% em 2014 e deve seguir em alta na publicidade por pelo menos mais um ano. Além disso, os criativos também estão em busca de perspectivas exclusivas com imagens que oferecem uma visualização superior para contar histórias inovadores por ângulos diferentes, como uma câmera de alto para baixo ou focadas em detalhes despercebidos em planos abertos.

No Brasil, o destaque é a popularidade de termos como “boho, “renda” e “retrô”. O relatório conclui que o futuro está abraçando o passado no país. A procura por imagens licenciadas com características retrô cresceram 592% no último ano.

Entre as tendências culturais que estão agradando os brasileiros, as principais são aplicativos e opções de comidas gourmet móveis, exemplificadas pelo sucesso do Whatsapp e dos Food Trucks.

O levantamento diz ainda que, nas redes sociais, publicações acompanhadas de fotos ou vídeos têm mais chances de serem compartilhadas. “Com mais de dois bilhões de pessoas na mídia social, não há dúvidas de que o que compartilhamos importa”, afimar a Shutterstock.

O estudo ainda utiliza um dado do statista.com para projetar que o gasto no setor de publicidade de vídeos online deve se aproximar a R$ 26 bilhões em todo o mundo em 2015.

Veja aqui o infográfico interativo da Shutterstock disponível para navegação gratuita.

Creative in Focus

Na semana passada a Getty Images, outra empresa importante no serviço de fornecimento de fotos criativos, também divulgou suas tendências por meio de um banco de imagens próprio. Confira aqui o que a empresa diz no livro Creative in Focus.