Iniciativa promove conscientização sobre o plástico no KidZania
Com a proposta de levar ao público infanto-juvenil uma experiência que permita nova percepção sobre o plástico, o parque temático KidZnia, localizado em São Paulo, recebe a Estação Plástico Transforma. A ação é promovida pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico) – criado em 2013 pela produtora de resinas termoplásticas Braskem e pela Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico).
De forma lúdica e didática, o espaço pretende mostrar como o material, aliado à tecnologia, à inovação e à responsabilidade, pode mudar o futuro da sociedade. Diariamente, são realizadas cerca de 15 sessões, cada uma com capacidade para receber até 6 jovens. O espaço permanece fixo no KidZania e entre janeiro e agosto desde ano já recebeu mais de 10 mil crianças.
De acordo com Fábio Santos, diretor executivo da Braskem, o propósito é educar as gerações futuras sobre o descarte correto do plástico por meio de uma experiência divertida e interativa, que converse com as demais atividades do parque. “Esperamos despertar a consciência sobre a reciclagem e, por consequência, promover positivamente a imagem do plástico e sua importância para a indústria recicladora”. “A Estação Plástico Transforma também traz um benefício social, uma vez que valoriza a função do coletor de resíduos, tão importante para a indústria. A atividade faz com que a KidZania seja realmente uma cidade completa”, acredita Paulo Henrique Rangel Teixeira, diretor superintendente da Abiplast.