Innova AATB assina lançamento do Racing for Change no Brasil
Projeto internacional usa o ciclismo para transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade
Ao lado da Brainvest, a Innova AATB é responsável pelo lançamento do Racing for Change Brasil, projeto internacional que alia esporte e impacto social. A ação tem como objetivo estimular a prática do ciclismo e a formação de profissionais em áreas ligadas ao esporte, como mecânica, nutrição e treinamento.
A iniciativa teve origem internacional com a IPT (Premier Tech), equipe de ciclismo profissional, fundada em 2014. Além de colocar a equipe no famoso Tour de France, o projeto deu origem ao Racing For Change Ruanda, criando um centro de ciclismo, chamado Field of Dreams, no país africano.
No local, mais de 120 mil jovens são beneficiados pelo programa, que tem Chris Froome, tetracampeão do Tour de France, como embaixador.
Já o Racing for Change Brasil tem como embaixadores os ciclistas brasileiros Henrique Avancini e Murilo Fischer, e prevê a criação de dois centros de desenvolvimento, chamados de Campo dos Sonhos, sendo um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.
Os locais servirão como espaços de treinamento, formação educacional e incentivo ao esporte. O projeto pretende captar R$ 2,3 milhões no primeiro ano e contará com governança própria, conselho fiscal e auditoria independente para garantir total transparência. A iniciativa também está na fase de captar outras marcas como parceiras e prevê o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Além da prática esportiva, o projeto traz um diferencial: a educação financeira, conduzida pela parceira estratégica Brainvest, gestora de patrimônio. A proposta é preparar jovens e famílias para administrar conquistas, planejar o futuro e desenvolver habilidades que vão além do esporte.
"Nosso trabalho vai além de dar visibilidade. Nos envolvemos de verdade em cada projeto e buscamos criar conexões duradouras entre pessoas, marcas e, nesse caso, atletas, investidores e comunidades, ampliando o alcance e a relevância do projeto", afirma Alexandre Carmona, sócio-diretor da agência.