Inovação, inteligência artificial e dados reorientam recursos humanos da mídia

Estudo global da Kantar Ibope Media mostra que 92% dos executivos da indústria buscam pessoas que não fiquem presas ao status quo

A pesquisa ‘As competências que moldarão o ecossistema de mídia de amanhã’, com audição predominante de profissionais de dados, pesquisas e insights, faz um três por quatro das mudanças aceleradas que a indústria da mídia está processando nesses tempos marcados pelo protagonismo da inteligência artificial generativa, big data e processos de automação. E, também, pelo novo, que ainda será descortinado. Mas sem medo.

“Para acompanhar esse movimento, 72% dos executivos (ver gráfico) no Brasil dizem que estão remodelando significativamente suas empresas, em termos de colaboradores e habilidades, de forma a se adaptar às mudanças”, resume comunicado da Kantar Ibope Media, responsável pela análise.  

Ou seja: desafiar o status quo vigente é essencial para 92% dos respondentes. Essa foi a conclusão   principal da amostra de 1.100 entrevistados em 53 mercados, inclusive o Brasil.

Outro dado relevante é que 66% dos ouvidos acham importante recrutar pessoas de fora da indústria de mídia para obter perspectivas e olhares de outros setores relacionados, como informa o comunicado. Complacência, de acordo com o estudo, não tem espaço entre os publishers e há desejo por adaptação e mudança.

Quatro pontos são chaves: 1) reformulação do perfil de talentos e competências; 2) questionamento do conhecimento convencional; 3) abraçar novas perspectivas; e 4) tomar cuidado com os vieses inconscientes. No mercado brasileiro, 92% estão convictos de que profissionais questionadores fazem bem às organizações.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 23 de setembro de 2024

(Crédito: Foto de Redd F na Unsplash)